Thursday, September 22, 2005

A Cassação de Roberto Jefferson

Sobre Interpretação

A interpretação de um mapa astrológico nunca pode ser descontextualizada da história e do ambiente do sujeito a que se refere o mapa. Desse ponto de vista, não é difícil entender o porque das previsões astrológicas serem muito difíceis. Quanto mais preciso tenta ser um astrólogo, mais ele se arrisca. Para fazer previsões certeiras bem feitas, ou o astrólogo precisa conhecer muito bem o ambiente do sujeito (no caso, a Política partidária em Brasília) ou precisa ser, de fato, um vidente, que, normalmente, os astrólogos não são.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Imagem Clássica de Michel de Notredame (o Nostradamus)

Nostradamus, por exemplo, provavelmente era vidente; a esse respeito, eu recomendo a biografia que Liz Greene escreveu sobre ele.

Image Hosted by ImageShack.us
Liz Greene; Fonte:
http://www.astrology.co.uk/


Falar em Liz Greene, em 1980, ela própria previu (e acertou), utilizando técnicas astrológicas curiosas, a queda do socialismo soviético, que ocorreu com a separação das repúblicas socialistas no início dos anos 90.
-----------
Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Fonte da Imagem:
http://www.conhecimentosgerais.com.br/historia-geral/fim-da-urss.html

-----------

Na época em que ela fez a previsão, ela ainda foi humilde dizendo: "A Astrologia Mundial não é a minha especialidade, mas..."

Duas vidas, dois Júpiteres...

No dia 23 de julho desse ano (veja no final da postagem "Roberto Jefferson e a Ópera do Malandro", nesse blog), embora eu também não seja conhecedor de Política, resolvi tatear algum evento importante na vida de Roberto Jefferson. Se eu conhecesse os meandros e as possibilidades políticas e se tivesse mais tempo para estudar os trânsitos, revoluções e progressões do mapa de Jefferson, talvez eu teria arriscado em sua cassação, ou ao menos ter sido menos vago.

Com aqueles trânsitos de Roberto Jefferson pela casa 7, eu ainda poderia arriscar eventos sérios ocorrendo em sua vida conjugal, mas a casa 7 também diz respeito à associações e parcerias de negócios; que nesse caso, deve ser vista não como num contexto empresarial, mas como a vida política de Jefferson. Nesse momento é útilíssimo lembrar que, ao longo dos séculos, a tradição astrológica sempre associou à casa 7 a imagem dos "inimigos declarados", que certamente são muito comuns na política.

O trecho em que me referi a "melhorar relacionamentos e associações" está associado à cassação, por que Júpiter também se liga à idéia de Justiça (cassação) e exige do nativo uma melhor compreensão e o repensar (conjunção Júpiter - Saturno) em suas parcerias e posturas políticas.

Esse é um curioso processo pelo qual a Astrologia generaliza conceitos. Assim, a casa 7 pode ser vista com um sentido mais geral de "consciencia do outro"; e não apenas o do casamento. Deixe-me exemplificar. Recentemente fiz o mapa de uma jovem que se separou de seu namorado. Ela está passando por um trânsito de Júpiter pelo Plutão natal em sua casa 7. No caso de Jefferson, esse trânsito ocorreu durante sua ruptura com seus vínculos políticos; mas no caso daquela jovem, um semelhante trânsito de Júpiter ocorreu durante a ruptura de seu namoro. Ela reclamava que o namorado não lhe dava a devida atenção e que ele não se portava de forma digna a tê-la como companheira. Curioso é que, apesar da fama de "sorte" associado a Júpiter, o rompimento foi doloroso para ela. Mas o fato é que Júpiter parece que não estava satisfeito com aquele relacionamento e queria algo melhor para "sua filha". Os modernos astrólogos dizem que a tradição atribui o título de "Grande Benéfico" a Júpiter, mas aqui o otimismo jupiteriano se dá apenas nesse sentido: o de que a jovem pode buscar um relacionamento melhor para si.

No caso de Jefferson, o semelhante trânsito de Júpiter pela casa 7, coincidiu também com um momento delicado para ele (conforme eu escrevi em julho, que deveria ocorrer agora, em setembro), hoje sabemos que essa "reação adversária" foi justamente a sua cassação. A conotação geral de Júpiter é a mesma: a necessidade do indivíduo melhorar (otimismo jupteriano) a qualidade de suas associações (casa 7) fossem elas afetivas, fossem elas políticas.

Devemos notar que nem a cassação e nem o fim do namoro eram obrigatórios, mas é provável que a vida nem de Jefferson e nem da jovem, tenha encontrado outra forma de se expressar. Mas esse exemplo torna claro que para pessoas diferentes, a mesma "estrela" possui conotações específicas diferentes, ainda que de mesmo sentido geral. Como eu havia dito, o mapa astrológico nunca poderá ser interpretado de forma descontextualizada da vida do indivíduo. Isto significa que, sem nenhuma informação adicional, o astrólogo nada poderá inferir de específico da vida do sujeito.

Retomando a Previsão: Comparação com a cassação.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
"Um dia da cassa, outro do cassador".

Já que a equipe de astrólogos da Constelar, associou a imagem de Jefferson ao de uma raposa, então a epígrafe acima se aplica.

Reproduzirei aqui o trecho mais relevante do que escrevi em julho nesse blog:

"Há também um interessante trânsito de Júpiter pela sétima casa de Jefferson, a casa dos inimigos declarados, das parcerias e associações. Sempre que Júpiter transita por essa casa, pode ocorrer uma necessidade do nativo de melhorar seus relacionamentos e associações. Esse mesmo Júpiter (que traz também a conotação de expansão e confiança) está fazendo quadratura ao Mercúrio (verbo, comunicação) de Jefferson.

Estou curioso para saber então o que ocorrerá com Jefferson por volta dos findos de agosto e ao longo de setembro
[hoje sabemos: a cassação], quando seu mapa estará bastante ativado pelos trânsitos de Júpiter sobre Saturno e Netuno, ainda na sétima casa. Talvez Jefferson receba alguma reação adversária".[a cassação se deu exatamente em setembro].

1 comment:

Anonymous said...

Henrique...adorei o q vc falou sobre a o Jupiter quer o melhor para a sua filha!!! Muitissimo Obrigada. E achei linda a metáfora utilizada.
O seu blog está ficando muito bom...um dia te espero aqui em casa para vc me ensinar como deixar meu blog mais com a minha cara.
E mais uma vez digo q as suas previsões e análises astrológicas estão graciosamente mais sofisticadas.