Saturday, August 16, 2008

Carta Natal de Lígia: em alta atividade.

Introdução

O mapa natal de Lígia está em grande momento de estímulos a diversos pontos e planetas de seu horóscopo. Nesse momento, pouquíssimos de nós está vivendo um momento tão astrologicamente ativo. Em outras palavras, Lígia, se você está agora com a sensação de viver um momento importante em sua vida, veremos que o mapa também reflete isso agora e, especialmente, para o mês de setembro, mas antes farei considerações sobre o mapa natal em si, isto é, sem focar no momento presente.

O mapa Natal.

Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção nesse mapa é a posição de Netuno no Meio-do-Céu, isto é, na décima casa. O mapa astrológico de Walt Disney que circula entre os autores possui posição similar. A astróloga Liz Greene também nasceu com Netuno nessa colocação e também a cidade de Brasília. Três exemplos bastante distintos. Mas o que eles possuem em comum? A vocação para a fantasia e o misticismo. Outra possibilidade de ver a profissão de nossa cliente, em função da posição de Netuno é lembrar que este planeta está associado ao mar, alguns astrólogos gostam também de indicar até mesmo o petróleo.

Pode-se interpretar esse Netuno como regente do ascendente, o que o torna ainda mais importante e tende a “levantar” a vida da nativa, isto é, é uma posição de ascensão social e profissional. Lígia (nome fictício da cliente) poderia estar como que destinada a subir na vida além do que se poderia esperar diante de sua origem social ou subir além de seus pais.


Essa interpretação de seu horóscopo tem um sabor especialmente temperado devido à oposição Sol – Netuno, que estabelece uma tensão entre profissão e família. Pode-se dizer que a trajetória de desenvolvimento pessoal de Lígia provavelmente tem sido a história de sua luta por “se separar”, por se distinguir e por se afirmar perante sua família, em particular se um dos progenitores (mais provavelmente a mãe) tiver sido muito controlador, mas felizmente parece que Ligia dispõe de bastante habilidade e flexibilidade (mercúrio) ou para lidar com as diversas situações eventualmente complicadas do ambiente familiar.

A posição do Sol na casa 4 traz também o tema da busca do próprio lar como afirmação de sua própria identidade. E dessa vez, a oposição Sol – Netuno nos leva à dificuldade de definição da carreira e o quanto isso pode trazer dificuldades de também se definir o lar. A questão do passado e também as raízes de Ligia provavelmente sempre lhe serão um referencial importante em sua vida e sobre o qual ela deverá construir sua personalidade, mas é sempre bom ter em mente a questão da autenticidade, de se ter claro quem é seu verdadeiro eu e diferenciar-se da família e de seus valores de origem. A consciência e a luz sobre essas questões é um bom caminho: é preciso que Ligia tenha clareza de suas origens e de seus valores culturais, que os investigue e que os compreenda. Questões estas, aliás, que já começaram a serem escavadas pela oposição de Plutão a seu mercúrio natal. Não faz muito tempo que Ligia precisou enfrentar um longo período (de pelo menos uns 5 anos) tendo de mergulhar em si própria, sendo obrigada a desenterrar e a reavaliar seus próprios valores que hoje certamente são muito diferentes de cerca de 7 anos atrás. Pois, se nesse período Ligia enfrentou uma dolorosa e longa experiência de desilusões e de reformulação de seus valores mais caros e profundos (valores que antes talvez ela nem imaginaria que abandonaria, por exemplo), agora com a ativação de Mercúrio por Plutão se iniciará (e já está se iniciando agora) um período de formulação intelectual e mental de todas essas questões. Aliás, o próprio fato de que Ligia lerá (mercúrio) esse meu relato em meu blog já é, por si só, um evento que se insere exatamente nesse contexto. Essa nova fase de investigação intelectual de suas origens e valores durará outros tantos anos, tipicamente cerca de 5 anos novamente.

A presente questão do Lar.


Nesse ano, a questão do lar ou da moradia de Ligia ficou especialmente em evidência durante o mês de fevereiro, devido ao trânsito de Júpiter, trazendo um desejo de liberdade diante de questões que se tornaram mais difíceis de aceitar, sem o desejo de melhorias do próprio lar e também da vida emocional que o lar proporciona. Agora, no mês de Agosto haverá uma revisão dessas questões. No início de setembro e, especialmente, após a primeira semana de setembro e ao longo desse mês, esses eventos estarão especialmente em ênfase: ou a vida emocional se tornará mais exigente, no que diz respeito às melhorias ou até mesmo quanto aos sentimentos de justiça ou também (e provavelmente tudo junto) com relação ao lar e à moradia, temas estes que estão sendo atualmente ativados por Júpiter, através de sua Lua. Se em janeiro Júpiter estimulava as atividades mentais de minha cliente, agora ele traz a ela anseios emocionais e de melhorias com relação ao ambiente doméstico.

Há outros pontos de trânsito também ativando a esfera e o ambiente do trabalho, eventos importantes também podem acontecer aqui. Vale a pena ficar atenta ao contato com as mulheres ou até mesmo com o dinheiro, que podem surgir de forma palpável e física na vida de minha cliente agora. A mente está também hoje com um poder analítico especial e com um talento para a precisão e análise.

O mês de setembro

Por último, devo alertar minha cliente que etapas decisivas em sua vida estão efetivamente começando. Algumas questões profundas de seu destino que estiveram em debate ou em amadurecimento ao longo de toda a sua vida gerarão frutos a partir de agora. A sensação de uma espécie de “destino” irá se manifestar de forma concreta e palpável, facilmente reconhecível, materializando vários eventos e rumos de sua vida, devido a importantíssimos pontos do mapa astral que Saturno está prestes a atingir. Valerá muito a pena que minha cliente fique atenta ao curso de todos esses eventos que, embora ainda não estejam no auge, certamente já se manifestam bem. Pessoas importantes ligadas ao seu destino a longo prazo poderão aparecer agora, ou até mesmo desaparecer. O mês de setembro será particularmente chave devido à simultaneidade de pontos energéticos ativados na carta natal, representando efetivamente um grande palco do tempo. Não é impossível que chegue mesmo a ocorrer verdadeiros milagres: típicos eventos que serão “coincidências demais”, gerando as tais sensações do destino.

A Revolução Solar de 2008


A Revolução Solar também incide sobre o tema do Lar, com o Sol posicionado no IC (o fundo-do-céu), enquanto que a revolução solar do ano anterior (2007) incidia em assuntos de trabalho. Para o ano de 2008, as questões de grupos, trabalhos coletivos e amigos também estarão em ênfase. Até o próximo aniversário, Lígia estará com bastante energia disponível para realizar projetos na área do trabalho (deve-se lembrar que o período técnico de uma revolução solar é de um aniversário até o aniversário seguinte). Como Urano, no mapa de revolução, ativa Sol, Vênus e Lua e se posiciona na casa 1, então as mudanças de lar, mudanças na vida em geral, nas roupas, na aparência pessoal, no ambiente doméstico, na relação com a mãe, com as mulheres em geral, na vida romântica ou afetiva, todas elas estarão aptas a mudanças repentinas ou estarão todas cotidianamente "eletrizadas" (estimuladas), o que também pode se manifestar como impaciência ou o anseio pelo novo em todas essas áreas, pelo anseio da livre auto-expressão em todos esses setores. Os relacionamentos de papéis tradicionais não serão favorecidos, no sentido de que toda essa "eletrização" poderá trazer facilmente situações inesperadas ou a sensação de opressão perante a mesmice.


Até o próximo aniversário, poderá não ser fácil harmonizar interesses de grupos, coletivos ou de amigos com o ambiente doméstico ou do lar. Pode não ser uma boa dividir quartos com amigos, como forma de moradia nesse período, ou negociar/compartilhar com amigos ou grupos a compra de imóveis (namorado ou esposo não está incluso nesse raciocínio). O desejo de ascensão social também pode ser forte nesse período e questões de disputas ou atritos ligados ao poder podem também surgir no ambiente profissional. Seria melhor conquistar dinheiro ou espaço profissional através da labuta ou da disciplina, já que também há favorecimentos de Marte e de Saturno aqui.
-----------------------------
Você também quer ver o seu mapa astrológico comentado nesse blog?
Mande-me um email!!

henriqueromeo2@yahoo.com.br