Thursday, October 23, 2008

A Morte de Eloá!

Nossa, ontem de madrugada eu estava assistindo a Globo News (Notícias da Globo, se não fôssemos colônia estadunidense...). Fiquei emocionadíssimo quando vi as imagens divulgadas da mais emocionada ainda... Como ela se chama mesmo... Nayara, sim, Nayara! Nem sei o que pensar dessa menina. Muito corajosa e devia mesmo gostar muito da amiga para decidir voltar ao cativeiro e se expor a um revólver novamente, na tentativa de negociar.

As imagens mostravam uma Nayara cansada, sorridente, muito feliz e abatida. De aparelho novo nos dentes (o impacto da bala, no tiro que tomou, havia arrebentado o aparelho velho). Essa daí vai ter história pra contar pros netos. Teve muita sorte por não morrer. Achei muito engraçado ela ter contado à polícia que, quando teve medo, se escondeu debaixo dos cobertores e lençóis, provavelmente na intenção de escapar dos disparos de revólver.

Mas deixando um pouco a Nayara e falando da já falecida Eloá. Tive a curiosidade de dar uma rapidíssima olhadela em alguns mapas astrológicos chaves, por exemplo: o mapa do momento em que o rapaz seqüestra Eloá e seus amigos no dia 15 de outubro e o mapa da morte de Eloá, bem como o mapa do provável momento em que ela recebeu um tiro na cabeça e outro na virília.

Como olhei todos os mapas muito rapidamente, não foi fácil encontrar "vínculos especiais" entre os planetas. Mas o mapa que eu achei o mais bonito de todos. Foi o mapa da morte de Eloá, isto é, o mapa do horário em que os médicos estabeleceram a morte cerebral da vítima. Em primeiro lugar, eu acho muito curioso essa definição técnica da nossa Medicina para o conceito de "morte". Como também achei interessante, certa vez quando vi a entrevista de um Médico, com mestrado em Filosofia, em que ele explicava que, uma boa medicina deve considerar o ser humano não apenas em sua "dimensão biológica", mas também em sua dimensão psicológica e social. Isto certamente torna a questão da definição de "morte" algo muito mais complexo, pois o que entederíamos como "morte social"?

De qualquer forma, o horóscopo levantado (isto é, o mapa astral) para o horário que a mídia divulgou como sendo o estabelecido pelos médicos como a morte cerebral de Eloá, revela uma Lua poderosíssima. O que significa uma morte dedicada ao passado e à realização de algum arquétipo feminino profundo, além de uma ressonância íntima com as forças da Natureza e da arcaica deusa Mãe Terra. Vamos tentar usar uma metáfora. Digamos que a Terra respira a cada vez que um de nós morre. Muito bem. Sabe quando a gente dá aquela respirada mais profunda e se ajeita na cadeira ou precisamos de um fôlego repentino e puxamos com mais vontade o ar? Pois é... É essa a sensação que eu tenho quando vejo a Lua no mapa da morte de Eloá. Parece que alguma coisa no universo respirou mais forte e que vários deuses vieram buscar Eloá naquele momento. Para aqueles que preferem falar no Deus único, seria mais difícil eu me expressar, mas eu ainda poderia falar em vários anjos! Um mapa astrológico não possui religião, e podemos nos expressar na que quisermos. Podemos inclusive lembrar que estamos falando da científica e técnica definição de morte cérebral da Medicina e do curioso mapa astrológico gerado.

Friday, October 17, 2008

Diana - a deusa caçadora.

Que conversa maravilhosa você me proporcionou!

Eu, como bom mercúrio, andarilho pelo Instituto de Física. Nunca vi o cabelo dela tão bonito. Sentadinha, estudando, aproveitando o frescor da garoa daquele inicio de noite. Parecia uma apostila de Quântica, ou então de Cálculo Numérico, não importa. O clima era inevitável para uma das melhores conversas que já tive nessa universidade.

Já não me lembro mais exatamente como o assunto foi chegar nas Mitologias e nas cartas de Tarot de Marselha e Tarot Mitológico. Mas seus cabelos ruivos ajudaram muito. E a tatuagem da constelação de Órion nas costas, referência indireta à deusa Diana. Deusa virgem e caçadora, senhora das florestas, dos animais, dos lobos e arqueira.

Na versão favorita de minha interlocutora (e o que motivou sua tatuagem), Diana seria enamorada de Órion e os dois seriam muito apaixonados. Certa vez, Órion estaria nadando, muito distante. Apolo, irmão de Diana, enquanto estavam ambos na praia, a desafiou a atingir o distante ponto que se movimentava na água. Somente quando o mar trouxe o corpo de Órion morto, Diana havia percebido que matara o seu próprio amor. Talvez como uma espécie de compensação, ela solicitou que Órion fosse imortalizado na constelação que hoje leva o seu nome.

Quantas vezes uma mulher não perde o seu amor, por imprundência, por não enxerga-lo e mata-lo cegamente como "atividade de deleite e de lazer"? Algum homem leitor já se sentiu nesse papel de enamorado de Diana? Eu já... Morto. Mortíssimo. Quem sabe um dia o mar não me levará até ela? Assim, como Joana mandou entregar o defunto de seus filhos a Jasão...

Mas ela me explicou claramente: Órion, apesar da outra versão do mito, que diz ter sido ele perseguido pelo grande Escorpião, é, em verdade, uma constelação situada na região oposta da esfera celeste àquela outra ond está a constelação de Escorpião no zodíaco; pois Órion estaria, de fato, próximo à constelação de Touro. Próximo de Órion estaria a constelação do "cão menor".

Para ela, a constelação de Touro se levanta antes no céu; e somente após se levantaria a constelação de Escorpião, perseguindo Órion, destinado a mata-lo.

De fato, de acordo com aquela segunda versão do mito, Órion, o caçador, teria espiado a virginíssima Diana tomando seu banho. Irada e inconformada com a violação de sua castidade, Diana teria de alguma forma evocado o gigantesco Escorpião das profundezas da terra para persegui-lo e mata-lo.

É interessante notar que, em ambas as versões, é uma faceta inconsciente de Diana que mata Órion.

Diana estaria então, e fiz questão de dizer isso a ela, me ensinando uma estratégia para guardar a posição das constelações no céu: através de seus mitos. Sempre tive dificuldades com as constelações. Diana provavelmente não!

As chamadas popularmente de "três marias" fazem parte da Constelação de Órion.



Fonte da Imagem:

http://www.observatorio.ufmg.br/dicas05.htm