Friday, October 17, 2008

Diana - a deusa caçadora.

Que conversa maravilhosa você me proporcionou!

Eu, como bom mercúrio, andarilho pelo Instituto de Física. Nunca vi o cabelo dela tão bonito. Sentadinha, estudando, aproveitando o frescor da garoa daquele inicio de noite. Parecia uma apostila de Quântica, ou então de Cálculo Numérico, não importa. O clima era inevitável para uma das melhores conversas que já tive nessa universidade.

Já não me lembro mais exatamente como o assunto foi chegar nas Mitologias e nas cartas de Tarot de Marselha e Tarot Mitológico. Mas seus cabelos ruivos ajudaram muito. E a tatuagem da constelação de Órion nas costas, referência indireta à deusa Diana. Deusa virgem e caçadora, senhora das florestas, dos animais, dos lobos e arqueira.

Na versão favorita de minha interlocutora (e o que motivou sua tatuagem), Diana seria enamorada de Órion e os dois seriam muito apaixonados. Certa vez, Órion estaria nadando, muito distante. Apolo, irmão de Diana, enquanto estavam ambos na praia, a desafiou a atingir o distante ponto que se movimentava na água. Somente quando o mar trouxe o corpo de Órion morto, Diana havia percebido que matara o seu próprio amor. Talvez como uma espécie de compensação, ela solicitou que Órion fosse imortalizado na constelação que hoje leva o seu nome.

Quantas vezes uma mulher não perde o seu amor, por imprundência, por não enxerga-lo e mata-lo cegamente como "atividade de deleite e de lazer"? Algum homem leitor já se sentiu nesse papel de enamorado de Diana? Eu já... Morto. Mortíssimo. Quem sabe um dia o mar não me levará até ela? Assim, como Joana mandou entregar o defunto de seus filhos a Jasão...

Mas ela me explicou claramente: Órion, apesar da outra versão do mito, que diz ter sido ele perseguido pelo grande Escorpião, é, em verdade, uma constelação situada na região oposta da esfera celeste àquela outra ond está a constelação de Escorpião no zodíaco; pois Órion estaria, de fato, próximo à constelação de Touro. Próximo de Órion estaria a constelação do "cão menor".

Para ela, a constelação de Touro se levanta antes no céu; e somente após se levantaria a constelação de Escorpião, perseguindo Órion, destinado a mata-lo.

De fato, de acordo com aquela segunda versão do mito, Órion, o caçador, teria espiado a virginíssima Diana tomando seu banho. Irada e inconformada com a violação de sua castidade, Diana teria de alguma forma evocado o gigantesco Escorpião das profundezas da terra para persegui-lo e mata-lo.

É interessante notar que, em ambas as versões, é uma faceta inconsciente de Diana que mata Órion.

Diana estaria então, e fiz questão de dizer isso a ela, me ensinando uma estratégia para guardar a posição das constelações no céu: através de seus mitos. Sempre tive dificuldades com as constelações. Diana provavelmente não!

As chamadas popularmente de "três marias" fazem parte da Constelação de Órion.



Fonte da Imagem:

http://www.observatorio.ufmg.br/dicas05.htm

1 comment:

siusi said...

amor e morte ne........ complica o aspecto afetivo de muitas vidas uma cagation dessas......bom, mas ai é paixao. amor e morte nem andam juntos( eu acho, ne).