Saturday, July 23, 2005

H1: Roberto Jefferson e a Ópera do Malandro

A Constelar...

http://www.constelar.com.br

...divulgou recentemente os dados astrológicos do deputado Roberto Jefferson e seriam os seguintes:

Image Hosted by ImageShack.us

Nascimento em 14 de junho de 1953; às 0h25min; em
Petrópolis - RJ (22s31, 42w10)

O cálculo para este mapa feito pelo Astrodienst

www.astro.com

É o seguinte:

(Os planetas em verde, na roda externa, são os trânsitos para 30 de setembro de 2005)
Image Hosted by ImageShack.us

Se o leitor preferir, pode abrir o mapa em outra janela, para acompanhar a leitura:
http://img7.imageshack.us/my.php?image=robertojefferson9aw.gif

Parece-nos sugestivo a presença de Urano entre Lua e Mercúrio, apontando "reações emocionais (Lua) inesperadas (Urano)", lembra-me muito o fato de que Jefferson decidiu falar depois de ter sido ele mesmo denunciado, pois a Lua indica nossa reação emocional quando acuados.

A conjunção Sol - Marte em gêmeos na casa 3 indica, sim, alguém que usa o verbo para lutar. Marte também atua na casa 4, uma casa de bases e alicerces. Lembro-me de uma análise que Dane Rudhyar fez de um suposto Marte de casa 4 de Freud, associando-o ao complexo de Édipo e também a um "bisturi cirúrgico" (Marte é o que separa) dos lixos e das profundezas da alma. Aqui, o Marte de Jefferson parece exercer essa mesma função de "bisturi", mas aqui ao invés da alma humana, teríamos a instituição política brasileira. Marte é aquele que enfrenta, aquele que fere se necessário.

A análise da Constelar (segue link abaixo) associa a ênfase em gêmeos no mapa de Jefferson com a imagem da raposa. Para mim, essa é a imagem da esperteza. No litoral baiano, por exemplo, já vi os nativos chamarem de "rato de praia" aqueles malandros que fazem pequenos furtos sem serem percebidos. Quem conhece a personagem central da "Ópera do Malandro" de Chico Buarque, também conhece essa esperteza. Chico Buarque, aliás, possui vários planetas no signo de gêmeos, conferindo-lhe também uma habilidade com as palavras de que todos conhecemos e, talvez por isso também, o tema do "malandro" lhe tenha interessado tanto, como também interessou ao seu pai, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, que também investigou a fundo a imagem do malandro na cultura brasileira. Sérgio Buarque era de Câncer (signo de literatos e historiadores) e possuía Vênus, Plutão, Marte e Mercúrio todos em gêmeos, concretizando aquilo a que chamamos de hereditariedade astrológica.

[OBS: Consultei uma especialista em Ciências Sociais sobre essas associações que faço entre Sérgio Buarque e o tema do malandro, o qual ela contestou; explicando que Sérgio Buarque se preocupou mais com a questão da "cordialidade do brasileiro", mas infelizmente eu não posso aprofundar essa discussão agora.]

O próprio mapa astrológico do Brasil (7 de setembro de 1822):

Image Hosted by ImageShack.us

Indica a Lua (planeta do povo) no signo de gêmeos e em conjunção com Júpiter, indicando um povo alegre (Júpiter), comunicativo (gêmeos) e cheio daquela esperteza conhecido como "jeito do malandro", o "gingado" e o "jeitinho brasileiro".

Mas desde a antiga cultura grega que o deus Hermes (Mercúrio, regente de gêmeos) já estava associado àquilo que apareceria na cultura brasileira, como o "malandro". Conta-se que Hermes (Mercúrio) quando nasceu, a primeira coisa que fez foi roubar bois de seu irmão, obscurecendo a trilha do gado e fazendo os bois andarem mais devagar. Hermes é também conhecido como um verdadeiro "padroeiro dos ladrões".

Mas quando penso no "malandro", não penso apenas no roubar, penso num sentido mais amplo do termo. Assim, é claro que não se trata de dizer se Jefferson é ou não "ladrão", nossa analogia com Mercúrio é quanto à esperteza e ao "driblar com as palavras", que pelo que vemos aqui, está presente no mapa de Jefferson, mas também está presente em contextos mais amplos: está no mapa do Brasil e também no mapa de dois grandes porta-vozes da cultura brasileira: Sérgio e Chico Buarque de Hollanda.

Nesse blog eu já mencionei aquilo que eu chamo de "Astrologia de boca do povo", e aqui vale a pena citar a expressão "mão leve" para designar os "batedores de carteira" e aqueles que furtam na malandragem, pois na astrologia Mercúrio está associado às mãos, que, diga-se de passagem, é a parte mais versátil e habilidosa do corpo humano, além de ser também muito expressiva. Outra astrologia de boca do povo é a expressão: "Fulano fala com as mãos", remetendo-nos mais uma vez a Mercúrio.

Parece-nos então que Jefferson traz esses dois traços de Gêmeos - Mercúrio: 1) O poder do falar bem e do uso da palavra; 2) Uma habilidade de "raposa" (para citar a Constelar), a esperteza do "rato".

Outro indicativo do "falar bem em público" é a presença de planetas na casa 7. Certa vez eu assisti à palestra de uma socióloga que me impressionou muito, e ela tinha Marte e Vênus na casa 7. Adolf Hitler, que seduzia as massas com sua oratória, também possuía Marte e Vênus nessa casa e também o Sol. Jefferson, segundo o horário divulgado, possui Saturno e Netuno nessa casa, que é também a casa dos inimigos declarados. Saturno indica que os inimigos de Jefferson são inimigos arraigados pela tradição de uma cultura e Netuno é um planeta associado à corrupção. Esse é o planeta que está no Meio-do-Céu do mapa astrológico da cidade de Brasília e é conhecido entre os astrólogos brasilienses, como o planeta da corrupção, pois Netuno é aquele que confunde, ilude e esconde.

Fonoaudiólogos especialistas no "falar bem em público" declararam à imprensa que Marcos Valério, por exemplo, transmitiu "um certo cinismo" com o seu "sorrisinho" quando teve de falar à CPI. Roberto Jefferson, ao contrário, disseram os especialistas, utilizou muito bem as mãos (Mercúrio, como já vimos) e soube ser enérgico e falar com convicção.

Image Hosted by ImageShack.us

Acredito que esse "falar com convicção" é também um atributo de Marte, colocado na casa 3 (a casa de Gêmeos) no próprio signo de gêmeos, que é regido por Mercúrio, o deus da Palavra. Marte é o planeta da ação e da guerra, essa posição de Marte então sugere alguém que domina as disputas verbais e que gosta de usar a palavra para se afirmar e que provavelmente o sabe fazer muito bem. Esse mesmo Marte está em conjunção com o Sol, o centro da personalidade, e isso sugere que Jefferson não é o tipo de pessoa que se recusa a entrar numa boa briga.

Quem assistiu à entrevista de Jefferson no Roda Viva da TV Cultura pôde observar seu desempenho e observar o quanto ele se coloca bem. Para mim também ficou claro nessa entrevista, e pouca gente está comentando, mas Roberto Jefferson tem tido a preocupação de denunciar um esquema antigo na cultura brasileira. Creio que essa malandragem, que está fortemente enfatizada no mapa de Jefferson e que está, antes dele, enfatizada no mapa Brasil, tem sido esta sim a grande "denúncia" de Jefferson. Assim, o "bisturi" (Marte) de Jefferson veio para nos mostrar essa faceta maléfica dessa esperteza da malandragem brasileira. Nós brasileiros gostamos de nosso jeito jovem e esperto, de nossos dribles no futebol, do nosso samba, mas a outra face da moeda é esse jeitinho que é esperto demais na hora de produzir toda aquela corrupção.

Os mapas de Chico e Sérgio Buarque mostram que eles também foram sensíveis a esse tema do malandro de nossa cultura. E sem dúvida, a comparação dos mapas do Brasil e de Roberto Jefferson mostra-nos mais uma vez a esperteza denunciando a esperteza. Foi uma manobra de malandro chamar a atenção para um esquema muito maior, quando a princípio somente o próprio Jefferson havia sido denunciado em vídeo em janeiro desse ano.

Na Astrologia, Mercúrio é um planeta que traz algo de neutro e de andrógeno, nem masculino, nem feminino; nem bem, nem mal. E é, talvez, por isso que Hermes (Mercúrio) consegue ser o deus dos ladrões, mas também da inteligência. Enfim, Mercúrio é regente de gêmeos, um planeta ambíguo. E não é à toa que o símbolo de gêmeos é um símbolo duplo: dois meninos gêmeos, símbolo da ambiguidade. E essa característica também foi exibida por Jefferson. Naquela entrevista ao Roda Viva, por exemplo, Jefferson criticava todo esse esquema corrupto, mas ao mesmo tempo não negava que dele participava. Depois ele dizia que não era ele o problema, mas que toda a máquina política do Brasil é que está corrompida e não apenas um ou outro.

De fato, temos de observar que o Marte de Jefferson está no fundo do céu de seu mapa, o ponto que se refere à herança cultural e ao passado, àquilo que Jefferson trouxe de seu povo. Mais uma vez a posição de Marte ali nos remete à imagem do "bisturi" que veio para abrir uma dolorosa ferida arraigada em nossa cultura.

Em seu livro, Os Aspectos Astrológicos,

Image Hosted by ImageShack.us

Charles E. O. Carter (1887 - 1968) escreve, sobre a conjunção Marte - Sol, a respeito da grande vitalidade física ou intelectual que o aspecto confere. Carter afirma que a pessoa fica sujeita a muitos riscos de ferimentos e que o nativo pode também exagerar no campo de batalha, se expondo demasiadamente à luta, o que se deveria a um otimismo, que vem da própria capacidade de lutar da pessoa.

O gêmeos do mapa do Brasil pode produzir o driblador do futebol ou o hábil batedor de carteira. A mão de Mercúrio pode ser a mão que escreve poemas, mas pode ser a mão que mata. Pode ser a caneta de Sérgio e Chico Buarque, ou pode matar milhares nas filas de hospitais, por desvios de verbas e vítimas da abismal desigualdade social do Brasil.

Roberto Jefferson e os próximos meses.

Há também um interessante trânsito de Júpiter pela sétima casa de Jefferson, a casa dos inimigos declarados, das parcerias e associações. Sempre que Júpiter transita por essa casa, pode ocorrer uma necessidade do nativo de melhorar seus relacionamentos e associações. Esse mesmo Júpiter (que traz também a conotação de expansão e confiança) está fazendo quadratura ao Mercúrio (verbo, comunicação) de Jeferson.

Estou curioso para saber então o que ocorrerá com Jefferson por volta dos findos de agosto e ao longo de setembro, quando seu mapa estará bastante ativado pelos trânsitos de Júpiter sobre Saturno e Netuno, ainda na sétima casa. Talvez Jeferson receba alguma reação adversária.

Saturno também estará afetando sua Vênus em Touro na casa 2, através de uma quadratura, mexendo com valores, finanças e relacionamentos. Uma Vênus em Touro de segunda casa indica alguém que tem muito prazer pela comida e pelo luxo, com uma quadratura de Saturno, Jeferson pode ter de aprender alguma lição nesse setor.

Outras análises desse mapa de Roberto Jeferson, o leitor consegue no proóprio sítio da constelar:

http://www.constelar.com.br/constelar/85_julho05/jefferson1.php
-------------------

No comments: