Saturday, July 30, 2005

H2: O Mapa de Marcos Valério

A Constelar também divulgou os dados de Marcos Valério, através do astrólogo Antônio Carlos Harres, que seriam:

29 de janeiro de 1961, Curvelo - MG; 2h45min

O Astrodienst, www.astro.com, gera o seguinte gráfico:

Image Hosted by ImageShack.us

Salta aos olhos a ênfase que o mapa traz sobre a casa 2, a casa das finanças, dos bens materias, das posses e do dinheiro. O Sol, o centro da personalidade, encontra-se nessa casa, mostrando que a identidade do nativo associa-se a um lado bastante material da vida, não necessariamente teria de ser o dinheiro, mas com o Sol na casa 2, seria difícil o nativo não ser sensível, de uma forma ou de outra aos aspectos práticos e concretos da vida.

Além do Sol, também uma conjunção Júpiter - Saturno também está afetando a casa 2 (dinheiro, posses) e estes são os regentes do Ascendente e da Casa 1, exercendo portanto um papel crucial no mapa. A questão do dinheiro e das posses, portanto, é o tema dominante do mapa astrológico de Marcos Valério.

Alguns outros indícios que reforçam a ênfase na casa 2 desse mapa de Valério são:

a) A dignificação, por domicílio, de Saturno em Capricórnio.
b) Esse Saturno rege o Ascendente e a casa 2, simultaneamente.
c) Esse Saturno faz conjunção com Júpiter, muitas vezes referido pela Astrologia como um "facilitador do contato com a fortuna".
d) Vênus, planeta da casa 2 e do dinheiro, está em Peixes, signo de sua exaltação e da regência daquele mesmo Júpiter.


Também vale a pena notar que tanto a Roda da Fortuna (24 de Câncer) e a Lilith (29 de Câncer) estão ambos no início da oitava casa e que Saturno recentemente transitou por ali, estando agora no início de Leão e ainda na oitava casa de Valério. A casa 8, oposta à casa 2, também está associada às finanças.

Certo, figuradas as cores gerais (dinheiro), vamos acrescentar alguns elementos para completar a imagem do quadro.

Quando fiz a análise do mapa de Roberto Jefferson, comentei que Netuno era o planeta da corrupção, devido a suas tendências dissimuladas. No mapa de Jefferson, Netuno recebia uma convergência de aspectos, aqui no mapa de Marcos Valério, Netuno se encontra quantitativamente menos aspectado, porém esse planeta envia justamente uma quadratura (a linha vermelha da esquerda, no mapa acima, entre a bola [Sol] e o tridente [Netuno]) ao Sol do nativo.

Ora, as linhas vermelhas num mapa astrológico representam aspectos "tensos" ou "potencialmente dissonantes" entre dois planetas. Portanto temos uma "dissonância" entre o caráter (Sol) de Valério e o planeta da corrupção (Netuno) envolvendo a casa do dinheiro (Sol na casa 2).

Dito isso, assim de forma crua mesmo, nem é preciso entender muito de astrologia ou clamar por grande experiência astrológica, para perceber que o mapa reflete muito bem aquele Marcos Valério que tem aparecido na imprensa.

Vamos agora observar o mapa de inauguração da cidade de Brasília (21 de abril de 1960), fundada por Juscelino Kubitscheck. Gerado pelo Astrodienst, o gráfico do mapa da cidade de Brasília é:

Image Hosted by ImageShack.us

Netuno, planeta do misticismo, da música e do idealismo, está no ponto mais elevado do céu de Brasília, no momento de sua inauguração [veja o "tridente" de Netuno, no ponto mais alto do gráfico acima]. O Meio-do-Céu [esse ponto "elevado"] indica a visibilidade, a imagem pública da ´pessoa´, no caso, uma cidade. De fato, Brasília é sim conhecida como uma "cidade mística" e como um importante centro do rock e da música nacional. Quanto ao aspecto idealista de Netuno, Brasília é também conhecida como "A Capital da Esperança". Maurice Jacoel, um astrólogo da cidade chegou mesmo a escrever um trabalho chamado "Brasília, a utopia aquariana", que pode ser lido em:

http://www.constelar.com.br/revista/edicao71/brasilia1.php

Por ser um planeta místico, Netuno também guarda forte relação com a própria Astrologia. Agora em agosto, um importante encontro de astrólogos irá acontecer em Brasília [veja a postagem "A2", nesse blog].

Mas Netuno, como já disse, e é o que nos interessa mais no momento, é também visto como "o planeta da corrupção". E Brasília infelizmente acabou por não conseguir evitar também a expressão desse lado negativo de Netuno. Assim a visibilidade de Brasília (o ponto elevado do mapa) é não apenas mística e musical, mas Brasília é também vista como o lugar da corrupção. Desse ponto de vista, Netuno representa uma verdadeira "mancha feia", ou como cantou Renato Russo: "Mas queimaram o filme..."

Nota-se que Marcos Valério nasceu no ano seguinte ao da inauguração de Brasília. Ora, como Netuno é um dos ultimos planetas do Sistema Solar, do ponto de vista do raio orbital heliocêntrico, decorre que ele se move muito lentamente no zodíaco. No mapa de Brasília, Netuno está a 7 graus de Escorpião; no mapa de Valério esse planeta está a 11 graus do mesmo signo. Ambos os Netunos formam quadratura próxima com o Sol de Marcos Valério, a 9 graus de Aquário. De fato:

7 + 11 = 18 ou ainda 9 = ( 7 + 11 )/2

Assim, o grau do Sol de Valério está cravado justamente no ponto médio entre as quadraturas daqueles dois Netunos. Assim, o mapa de Valério parece bastante íntimo do mapa da cidade, através da energia de Netuno. Valério poderia ter sido importante para o cinema (outro atributo de Netuno) ou para os investimentos artísticos ou musicais da cidade. Já existem alguns festivais de cinema que são tradicionais em Brasília, por exemplo. Mas, a menos que as acusações sobre Marcos Valério sejam enganosas, parece que ele optou mesmo por essa face mais sombria de Netuno: a corrupção. Aliás, Netuno não deixa de guardar relação com a... Publicidade.

No comments: