Thursday, October 27, 2005

I Ching: Método e Apresentação.

1. Preliminar

Uma das técnicas oraculares que eu tenho praticado, além da Astrologia, é o antiquíssimo Oráculo das Mutações chinês, conhecido como I Ching, às vezes, referido como I Ging ou outras variantes.

2. O Método de Consulta ao Oráculo

Faz-se uma pergunta. Arremessa-se seis vezes três moedas para se obter a resposta oracular.

O método do oráculo, em sua versão mais conhecida, se faz arremessando três moedas ao ar. Eu utilizo três moedas de 25 centavos (escolha arbitraria) e costumo joga-las sobre um pano branco em meu quarto. Quando posso me dar ao luxo, às vezes eu acendo um incenso ou coloco uma música calma, como Kitaro, para auxiliar a concentração. Pessoalmente, eu decidi (arbitrariamente) atribuir os valores Face-25 = 2 e Contra-Face = 3, ao se jogar as três moedas, pode-se obter:

2 + 2 + 2 = 6
2 + 2 + 3 = 7
2 + 3 + 2 = 7
3 + 2 + 2 = 7
2 + 3 + 3 = 8
.
.
.
3 + 3 + 3 = 9

As combinações 6 ou 9 correspondem a todas as faces cara ou coroa, e o I Ching se refere a elas como "linhas enfatizadas", sendo consideradas linhas mais fortes.

Mas o que são essas linhas? As três moedas devem ser jogadas seis vezes. A cada lance das três moedas, corresponde uma linha. Se a soma das três moedas for par (isto é, 6 ou 8) a linha deverá ser desenha aberta. Caso contrário (7 ou 9) a linha deverá ser desenhada fechada.

Assim, um hexagrama é uma sequência dessas seis linhas desenhadas, que podem ser linhas abertas ou fechadas ao acaso, numa linguagem matemática binaria.

Exemplo:
________________ ímpar (6a linha)
_______ _______ par .
________________ ímpar .
________________ ímpar .
_______ _______ par (2a linha)
_______ _______ par (1a linha)

Conforme se joga as moedas, o hexagrama deve ser sempre desenhado de baixo para cima, comforme ilustrado na figura acima. Abaixo, figura com os 64 hexagramas:

Image Hosted by ImageShack.us

3. Análise Combinatória

Do ponto de vista da Análise Combinatória, as possibilidades são duas para a primeira linha (aberto ou fechado), duas para a segunda linha e assim por diante até a sexta linha:

2x2x2x2x2x2 = 64 possibilidades no total.

E daí a existência dos famosos 64 hexagramas do I Ching.

4. A pergunta e a obtenção da resposta.

Uma vez que o consulente jogou seis vezes as três moedas e desenhou as respectivas seis linhas (sempre de baixo para cima!), ele terá formado o hexagrama, que corresponde a uma resposta dada pelo oráculo à pergunta ou às dúvidas do consulente.

Pessoalmente, gosto de escrever a pergunta e, inclusive, anotar o horário em que a pergunta foi feita, para eventualmente também estudar o horóscopo da pergunta. Até onde sei, a pergunta deve estar definida antes que se inicie o lance das moedas.

No livro de Richard Wilhelm (I Ching - O livro das Mutações),

Image Hosted by ImageShack.us

o consulente procura na parte final do livro o número, o nome e a página do hexagrama, que o remeterá até a página em que consta o texto, que terá de ser interpretado.

5. Dica quente: Orkut!!

A comunidade "I Ching" do Orkut está realmente "pegando fogo". Há poucos dias eu li uma bela entrevista nessa comunidade, que motivou a escrever essa postagem. Trata-se do tópico "Perguntas freqüentes a respeito do I Ching" dessa comunidade, aberta por Ion e que transcreve uma bela entrevista dele. O endereco do tópico é:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=119385&tid=9527397&start=1

(Se o link acima falhar, copie e cole. Obrigado.)

Na imagem da comunidade, há o símbolo do Tao do Yin-Yang, rodeado dos oito trigramas (cada hexagrama é uma combinação de um par desses trigramas):

Image Hosted by ImageShack.us

Alguns trechos da entrevista de Ion que chamaram a atenção, seguem citados abaixo:

A) O IC [I Ching] enquanto oráculo difere muito dos da tradição Ocidental - como Tarot, cartas, Runas, etc. - porque nunca deixa a pessoa cair numa visão fatalista da realidade. No IC o Homem está nitidamente definido como vontade e livre-arbítrio, e ele não deixa a pessoa abstrair sua responsabilidade sobre os acontecimentos nem que ela queira. Do ponto de vista do IC ninguém se envolve em uma situação boa ou ruim por obra e graça do acaso. Ela entrou lá por seus próprios pés, e é com eles que ela vai ter que sair.

B) Consta que o IC teria feito parte do código militar japonês até 1943, e que durante a II Guerra Mundial o alto comando japonês o teria utilizado para estudar situações concretas de batalha.

C) Na nossa cultura quando damos importância para o livre-arbítrio não é que a gente acredita muito na gente, não. No fundo a gente dá importância para livre-arbítrio porque não acredita em coisa nenhuma. Por isso que sempre tem alguém dizendo: - "Se você não for lá e fizer as coisas, as coisas não rolam!" E para o chinês não é assim.

D) Se a gente usar um raciocínio careta, vai chegar à conclusão que não dá para navegar contra o vento. E na verdade dá. Se você entender o jogo das velas, e a dinâmica do vento, pode converter aquela força de oposição numa força de propulsão.
Esse mesmo princípio está presente no Tai Chi Chuan - uma luta que por sinal está muito ligada IC. (...) Em suma é sob esse mesmo princípio que o IC opera como oráculo: avaliando como obter o melhor resultado, despendendo o mínimo possível de energia. Se você compreender bem como as forças interagem dentro de um determinado contexto, você pode utilizar essas mesmas forças a seu favor.

E) Para início de conversa acho que a grande edição do IC é mesmo a do Richard Wilhelm - não tem outra.

Image Hosted by ImageShack.us

O Wilhelm viveu muito tempo na China, conviveu com os últimos grandes mestres chineses do século XIX, então essa é a grande edição. É a única que descreve os elementos sintáticos e formais pelos quais a lógica do IC funciona. Porque no IC as imagens se articulam como fórmulas de álgebra, de física, de química.

F) O IC tem aproximadamente 3.350 anos. Isso os textos, porque segundo alguns historiadores os seus símbolos seriam 6 séculos mais antigos.

G) No texto de uma das linhas tem uma imagem que é fantástica. Diz ela: "Se você perde seu cavalo, não corra atrás dele. Ele voltará por si mesmo". Trata-se de uma imagem que ilustra aquelas situações de duas pessoas que se gostam - como amigos ou amantes, tanto faz -, que de repente, por uma besteira qualquer, acabam se perdendo num desentendimento interminável que ninguém sabe como começou. A idéia de um cavalo que quanto mais se corre atrás mais longe foge, ilustra bem esses imbróglios onde quanto mais se tenta consertar mais a coisa fica confusa. Qual é então a postura sugerida? A de ficar quieto. Se os laços entre as duas pessoas de fato existem, se forem suficientemente fortes, não há necessidade de se correr atrás do cavalo porque ele volta sozinho para a cocheira. Isto é, a ordem se restabelece naturalmente, é questão só de deixar a poeira assentar. / Agora é uma frase sacanamente Taoísta, porque o texto adverte que "se o cavalo for seu"... Porque se o cavalo não for seu, também está resolvido - deixa ele ir embora e pronto.

OBS: Na postagem anterior eu mencionei uma frase atribuida ao rockeiro John Lennon:

"Amo a liberdade, por isso...Deixo as coisas que amo livres ... Se elas voltarem é porque as conquistei ... Se não voltarem é porque nunca as possuí" (John Lennon)

Provavelmente não foi "coincidência" que eu tenha lido essa frase poucos dias antes de ler essa entrevista de Ion. Voltemos aos trechos.

H) Mas é importante que se diga que sua utilidade prática não se restringe exclusivamente a China e a antiguidade, porque uma de suas façanhas mais recentes ocorreu no Ocidente, que foi (embora pouca gente saiba disso...) a de ser é o pai da Informática! Trata-se de um fato histórico, porque foi na virada do século XVII para o XVIII, que Leibniz - o famoso filósofo e matemático alemão




- ao contemplar a seqüência circular dos 64 símbolos do IC,

Image Hosted by ImageShack.us

e compreender a lógica da sua disposição, associou as linhas Yin e Yang a 0 e 1, e desenvolveu o cálculo binário, que é a linguagem dos computadores modernos. Não é à toa, portanto, que o IC tem exercido tanta atração sobre os programadores de softwares; haja visto a grande quantidade de programas e sites de Internet para se "jogar" IC.

I) Aliás esse King do Tao Te King é o mesmo do IC - I King.

Image Hosted by ImageShack.us

King é uma denominação que Confúcio atribuiu parece que para 13 grandes textos clássicos chineses, sendo o IC um deles e o Tao Te King outro. A designação King quer dizer "livro clássico". Na suas origens o nome do IC era Chou I, onde I quer dizer mutações e Chou o nome da era histórica chinesa onde ele se originou; portanto seu nome original era "Mutações da Era Chou". Só mais tarde, no período Confucionista, é que ele passou a se chamar IC - "Livro Clássico das Mutações", como Tao Te King quer dizer "Livro Clássico do Tao". Só esses grandes textos chineses têm esse nome.

6 comments:

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Thiago D. said...

Caro Henrique, meu nome é Thiago mas vc me conhece pelo codinome de mad max....bom eu fiz um mapa astral na web onde deu q meu ascendente é virgem, meu signo solar é gemios e o lunar é cancer, eu acho q deve estar errado tem como vc ver p/ mim?? nasci no dia 13/06/1983 as 12.30 da tarde...quebra essa, me responde pelo orkut...blza? obrigado.

edwardbrinick03204203 said...

Make no mistake: Our mission at Tip Top Equities is to sift through the thousands of underperforming companies out there to find the golden needle in the haystack. A stock worthy of your investment. A stock with the potential for big returns. More often than not, the stocks we profile show a significant increase in stock price, sometimes in days, not months or years. We have come across what we feel is one of those rare deals that the public has not heard about yet. Read on to find out more.

Nano Superlattice Technology Inc. (OTCBB Symbol: NSLT) is a nanotechnology company engaged in the coating of tools and components with nano structured PVD coatings for high-tech industries.

Nano utilizes Arc Bond Sputtering and Superlattice technology to apply multi-layers of super-hard elemental coatings on an array of precision products to achieve a variety of physical properties. The application of the coating on industrial products is designed to change their physical properties, improving a product's durability, resistance, chemical and physical characteristics as well as performance. Nano's super-hard alloy coating materials were especially developed for printed circuit board drills in response to special market requirements

The cutting of circuit boards causes severe wear on the cutting edge of drills and routers. With the increased miniaturization of personal electronics devices the dimensions of holes and cut aways are currently less than 0.2 mm. Nano coats tools with an ultra thin coating (only a few nanometers in thickness) of nitrides which can have a hardness of up to half that of diamond. This has proven to increase tool life by almost ten times. Nano plans to continue research and development into these techniques due to the vast application range for this type of nanotechnology

We believe that Nano is a company on the move. With today�s steady move towards miniaturization we feel that Nano is a company with the right product at the right time. It is our opinion that an investment in Nano will produce great returns for our readers.

Online Stock trading, in the New York Stock Exchange, and Toronto Stock Exchange, or any other stock market requires many hours of stock research. Always consult a stock broker for stock prices of penny stocks, and always seek proper free stock advice, as well as read a stock chart. This is not encouragement to buy stock, but merely a possible hot stock pick. Get a live stock market quote, before making a stock investment or participating in the stock market game or buying or selling a stock option.

lucyharolds2347 said...

I read over your blog, and i found it inquisitive, you may find My Blog interesting. My blog is just about my day to day life, as a park ranger. So please Click Here To Read My Blog

mandyhill03291662 said...

While you read this, YOU start to BECOME aware of your surroundings, CERTIAN things that you were not aware of such as the temperature of the room, and sounds may make YOU realize you WANT a real college degree.

Call this number now, (413) 208-3069

Get an unexplained feeling of joy, Make it last longer by getting your COLLEGE DEGREE. Just as sure as the sun is coming up tomorrow, these College Degree's come complete with transcripts, and are VERIFIABLE.

You know THAT Corporate America takes advantage of loopholes in the system. ITS now YOUR turn to take advantage of this specific opportunity, Take a second, Get a BETTER FEELING of joy and a better future BY CALLING this number 24 hours a day.
(413) 208-3069

Guilherme Aranha Coelho said...

Encontrei esse seu post e queria compartilhar que existem cursos sobre o I Ching aqui em Sampa na sociedade Taoista www.taoista.org.br e sobre astrologia chinesa. Vale indicar o I Ching do Alfred Huang que tem mais a filosofia chinesa e mais moderno. Abs Gui