Monday, October 24, 2005

Morre-se de Amor

1. Introdução

No dia 14 de outubro, às 9h20min, na Rádio - USP, Cidade Universitária, São Paulo, um jovem estudante de 21 anos de idade retirou a vida de outro jovem.

A matéria noticiada em

http://www.estadao.com.br/cidades/noticias/2005/out/14/31.htm

Diz:

"O estudante de jornalismo Rafael Azevedo Fortes Alves foi esfaqueado na manhã de hoje dentro da redação da Rádio USP, na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo.

O autor dos golpes foi o colega Fábio Le Senechal Nanni. Rafael foi levado para o Hospital Universitário ainda com vida mas não resistiu.

Segundo o diretor da rádio, Marcello Bittencourt, Fábio entrou na redação por volta das 9h20 e pedido para falar com o Rafael. Minutos depois eles começaram a discutir e Fábio esfaqueou o estudante.

Segundo o repórter da rádio CBN, Fábio Rubira, que testemunhou o crime, o agressor jogou a faca no chão e saiu correndo, mas foi detido pelos seguranças da USP.

Segundo Rubira, o criminoso teria dito que é homossexual e era apaixonado pela vítima, que seria heterossexual. O caso será registrado no 93º DP.
"

2. Proximidade e Realidade do crime.

Antes de viajar para Itapira, no sábado 22, eu estive com uma amiga minha, estudante de jornalismo, no bandeijão da universidade. Ela me disse que não muito antes do crime havia passado a tarde com o autor do assassinato. Minha colega conhecia a ambos: vítima e acusado. Disse que foi difícil de acreditar quando viu a notícia na Imprensa.

3. Homossexualidade

Perguntei a ela se Nanni seria homossexual, tal como veiculado pelos meios de comunicação. Ela disse que Nanni tinha "jeito de gay", mas que ela não saberia me dizer se ele realmente o era.

4. Perfil no Orkut

Na Internet, a página de perfil do Orkut de Fábio, se transformou num "scrachat" ("scrap" em que os usuários estão usando como "chat"). Os scraps anteriores a 14 de outubro são todos muito carinhosos e amistosos, todos eles estão longe de prenunciar o crime assustador que irromperia no dia 14 de outubro, data a partir da qual todas as mensagens (scraps) são quase na totalidade e quase tão horrorosas quanto o crime em si, a ponto de lembrar a famosa cena entre Jesus, a prostituta (adúltera) e a questão do apedrejamento.

O primeiro scrap que Fábio recebe é de 25 de junho de 2004, portanto mais de um ano antes de 14 de outubro desse ano.

Chama a atenção algumas declarações do perfil de Fabio, tais como "humor: misterioso" ou comunidades como "Solidão". Claro que esses traços por si mesmos não determinariam um assassino passional, assim como, aliás, os mapas astrológicos aqui analisados também não determinariam um assassino. Muitos nasceram no mesmo dia que o acusado e, certamente, a grande maioria deles não terão problemas com acusação de crimes passionais, pelo simples fato de que existem outras maneiras de se direcionar a peculiar "energia" que, veremos, está contida no mapa de nascimento de Fabio.
-------

5. Análise da qualidade do momento do Crime

O mapa do momento do crime é:

Image Hosted by ImageShack.us

A primeira coisa que salta aos olhos é o planeta Vênus, deusa do amor e da beleza, bastante próxima do Ascendente, Vênus acabava de nascer no horizonte leste, por volta das 9h20min daquele 14 de outubro. Embora eu mesmo esteja cético com relação a essa hipótese, esse posicionamento de Vênus parece sugerir a qualidade "de amor" do momento em que Fábio entra no prédio para encontrar a vítima.

A princípio eu achei estranho esse posicionamento de Vênus para o horário de um crime de assassinato ocorrer. "Vênus... o planeta do amor?"

A questão, no entanto, é que essa Vênus que se eleva no horizonte encontra-se aflita, recebendo uma quadratura da Lua, planeta responsável pela qualidade emocional do dia; a Lua, por sua vez, estava no romântico, oscilante e emocionalmente instável signo de Peixes. Quando se diz que alguém é "de Lua" se diz que a pessoa está sujeita oscilações, em geral, incompreensíveis ou imprevisíveis.

6. A qualidade da Lua aflitiva

Para complicar o quadro, o planeta Urano, conhecido pelos atos rebeldes, abruptos e repentinos estava em conjunção com aquela Lua super-emotiva, ajudando, portanto, a aumentar a carga de aflição sobre o planeta Vênus.

7. Qualidades "turvas" adicionais (Netuno)

A posição de Netuno (romantismo, fantasia, desilusão, mente confusa) dentro da casa 3 (diálogo, verbalização) e em quadratura com Mercúrio (discernimento intelectual); poderia indicar um excelente momento para se inspirar para um poema, ou escrever a página de um Romance, quando a mente estaria cheia de idéias férteis. Mas provavelmente seria um momento infeliz para, por exemplo, fechar um negócio ou procurar uma conversa que buscasse "esclarecer" algo com ponderação.

8. Possíveis "aberturas" na Interpretação do Mapa do crime.

Até aqui, esse mapa poderia ser, por exemplo, o mapa de uma ansiosa declaração de amor feita por alguém. Imaginemos que esse fosse o mapa do momento em que um rapaz tímido e jovem finalmente decidiu se declarar para uma moça. A conturbada posição de Vênus poderia indicar esse momento em que o rapaz conseguiu superar essa sua timidez e declarar-se. E aquele Netuno, por sua vez, poderia dar ao rapaz toda a energia romântica que ele colocaria em suas palavras.

O mapa por si mesmo, não pareceria indicar claramente se a declaração do rapaz seria bem ou mal sucedida. Isso, aliás, provavelmente dependeria muito mais da moça do que desse mapa astrológico. (embora outro mapas pudessem ser utilizados como suporte de análise para esse julgamento).

9. Ressalvas e Especulaçoes quanto a Local e Objeto.

Na verdade, a quadratura de Saturno a Mercúrio sugere alguma rigidez no diálogo, alguma gagueira ou quebra de espontaneidade, por exemplo. A quadratura de Marte a Netuno na casa 3, também sugere alguma luta verbal proeminente.

A casa 6 (de onde parte a quadratura de Marte), aliás, é tradicionalmente associada, na Astrologia, ao ambiente de trabalho (aqui, coincide com o local do crime) e Marte não apenas a lutas e brigas, mas também a sangramentos e objetos cortantes.

De qualquer modo, a natureza afetiva e amorosa pode sim ter sido o grande motivo do encontro daqueles estudantes. Pelo menos o mapa astrológico do encontro é coerente com esse ponto de vista.

10. Primeira Conclusão

Assim, é provável que a forma adequada de se interpretar aquela Vênus em Ascensão no horizonte leste (extrema esquerda do mapa) seria aceitar a hipótese de crime passional que veiculou na mídia. Essa conclusão, no entanto, parte do pressuposto de que o crime de fato ocorreu. Com isso, quero dizer que o mapa em si não nos permitiria inferir se houve ou não assassinato, mas sabendo que houve o assassinato naquele momento levantado pelo horóscopo da figura acima, o teor do momento astrológico do assassinato coloca ênfase numa questão afetiva aflitiva (Vênus em ascensão e recebendo aspectos tensos).

11. Um ponto excedente: A questão dos amigos

Numa matéria do último segundo, http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/brasil/2145501-2146000/2145644/2145644_1.xml , lê-se o trecho:

De acordo com a rádio CBN, Fabio confessou o crime e disse que tinha cometido o crime por vingança, pois a vítima tinha "roubado uns amigos dele".

Achei a declaração do "roubo dos amigos" um tanto misteriosa, o que poderia haver de relação entre roubo de amigos e a hipótese de crime passional? O mapa do momento do crime trazia o Sol na casa 11 (dos amigos), mas não vejo como isso poderia nos ajudar a elucidar a questão. No entanto, eu pretendo retomar esse ponto no momento a seguir, quando eu analisarei a carta astrológica do próprio nascimento do acusado.
--------

12. O Mapa do Acusado.

De acordo com os dados do perfil do Orkut de Fabio Le Senechal Nanni, ele faz aniversário em 29 de dezembro e possui 21 anos de idade. Assim, sua data de nascimento seria:

29 de dezembro de 1983.

O que nos gera o seguinte gráfico:

Image Hosted by ImageShack.us

Nesse mapa chama a atenção:

1) A Vênus isolada de aspectos.
2) A conjunção Saturno-Lua.
3) A ausência de aspectos tensos no mapa
4) A concentração de planetas num único setor.
5) A conjunção Marte - Plutão.

Comentarei esses itens numa próxima postagem.
-------------
Link para scrap de Fábio, em 14 de outubro:

http://www.orkut.com/ScrapBook.aspx?uid=2584209426649755782&na=3&nid=2584209426649755782-1018205197-3409880764105747950

Uma das frases deixadas por alguém nesse scrap:

"Amo a liberdade, por isso...Deixo as coisas que amo livres ... Se elas voltarem é porque as conquistei ... Se não voltarem é porque nunca as possuí" (John Lennon)

No comments: