Thursday, October 27, 2005

I Ching: Método e Apresentação.

1. Preliminar

Uma das técnicas oraculares que eu tenho praticado, além da Astrologia, é o antiquíssimo Oráculo das Mutações chinês, conhecido como I Ching, às vezes, referido como I Ging ou outras variantes.

2. O Método de Consulta ao Oráculo

Faz-se uma pergunta. Arremessa-se seis vezes três moedas para se obter a resposta oracular.

O método do oráculo, em sua versão mais conhecida, se faz arremessando três moedas ao ar. Eu utilizo três moedas de 25 centavos (escolha arbitraria) e costumo joga-las sobre um pano branco em meu quarto. Quando posso me dar ao luxo, às vezes eu acendo um incenso ou coloco uma música calma, como Kitaro, para auxiliar a concentração. Pessoalmente, eu decidi (arbitrariamente) atribuir os valores Face-25 = 2 e Contra-Face = 3, ao se jogar as três moedas, pode-se obter:

2 + 2 + 2 = 6
2 + 2 + 3 = 7
2 + 3 + 2 = 7
3 + 2 + 2 = 7
2 + 3 + 3 = 8
.
.
.
3 + 3 + 3 = 9

As combinações 6 ou 9 correspondem a todas as faces cara ou coroa, e o I Ching se refere a elas como "linhas enfatizadas", sendo consideradas linhas mais fortes.

Mas o que são essas linhas? As três moedas devem ser jogadas seis vezes. A cada lance das três moedas, corresponde uma linha. Se a soma das três moedas for par (isto é, 6 ou 8) a linha deverá ser desenha aberta. Caso contrário (7 ou 9) a linha deverá ser desenhada fechada.

Assim, um hexagrama é uma sequência dessas seis linhas desenhadas, que podem ser linhas abertas ou fechadas ao acaso, numa linguagem matemática binaria.

Exemplo:
________________ ímpar (6a linha)
_______ _______ par .
________________ ímpar .
________________ ímpar .
_______ _______ par (2a linha)
_______ _______ par (1a linha)

Conforme se joga as moedas, o hexagrama deve ser sempre desenhado de baixo para cima, comforme ilustrado na figura acima. Abaixo, figura com os 64 hexagramas:

Image Hosted by ImageShack.us

3. Análise Combinatória

Do ponto de vista da Análise Combinatória, as possibilidades são duas para a primeira linha (aberto ou fechado), duas para a segunda linha e assim por diante até a sexta linha:

2x2x2x2x2x2 = 64 possibilidades no total.

E daí a existência dos famosos 64 hexagramas do I Ching.

4. A pergunta e a obtenção da resposta.

Uma vez que o consulente jogou seis vezes as três moedas e desenhou as respectivas seis linhas (sempre de baixo para cima!), ele terá formado o hexagrama, que corresponde a uma resposta dada pelo oráculo à pergunta ou às dúvidas do consulente.

Pessoalmente, gosto de escrever a pergunta e, inclusive, anotar o horário em que a pergunta foi feita, para eventualmente também estudar o horóscopo da pergunta. Até onde sei, a pergunta deve estar definida antes que se inicie o lance das moedas.

No livro de Richard Wilhelm (I Ching - O livro das Mutações),

Image Hosted by ImageShack.us

o consulente procura na parte final do livro o número, o nome e a página do hexagrama, que o remeterá até a página em que consta o texto, que terá de ser interpretado.

5. Dica quente: Orkut!!

A comunidade "I Ching" do Orkut está realmente "pegando fogo". Há poucos dias eu li uma bela entrevista nessa comunidade, que motivou a escrever essa postagem. Trata-se do tópico "Perguntas freqüentes a respeito do I Ching" dessa comunidade, aberta por Ion e que transcreve uma bela entrevista dele. O endereco do tópico é:

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=119385&tid=9527397&start=1

(Se o link acima falhar, copie e cole. Obrigado.)

Na imagem da comunidade, há o símbolo do Tao do Yin-Yang, rodeado dos oito trigramas (cada hexagrama é uma combinação de um par desses trigramas):

Image Hosted by ImageShack.us

Alguns trechos da entrevista de Ion que chamaram a atenção, seguem citados abaixo:

A) O IC [I Ching] enquanto oráculo difere muito dos da tradição Ocidental - como Tarot, cartas, Runas, etc. - porque nunca deixa a pessoa cair numa visão fatalista da realidade. No IC o Homem está nitidamente definido como vontade e livre-arbítrio, e ele não deixa a pessoa abstrair sua responsabilidade sobre os acontecimentos nem que ela queira. Do ponto de vista do IC ninguém se envolve em uma situação boa ou ruim por obra e graça do acaso. Ela entrou lá por seus próprios pés, e é com eles que ela vai ter que sair.

B) Consta que o IC teria feito parte do código militar japonês até 1943, e que durante a II Guerra Mundial o alto comando japonês o teria utilizado para estudar situações concretas de batalha.

C) Na nossa cultura quando damos importância para o livre-arbítrio não é que a gente acredita muito na gente, não. No fundo a gente dá importância para livre-arbítrio porque não acredita em coisa nenhuma. Por isso que sempre tem alguém dizendo: - "Se você não for lá e fizer as coisas, as coisas não rolam!" E para o chinês não é assim.

D) Se a gente usar um raciocínio careta, vai chegar à conclusão que não dá para navegar contra o vento. E na verdade dá. Se você entender o jogo das velas, e a dinâmica do vento, pode converter aquela força de oposição numa força de propulsão.
Esse mesmo princípio está presente no Tai Chi Chuan - uma luta que por sinal está muito ligada IC. (...) Em suma é sob esse mesmo princípio que o IC opera como oráculo: avaliando como obter o melhor resultado, despendendo o mínimo possível de energia. Se você compreender bem como as forças interagem dentro de um determinado contexto, você pode utilizar essas mesmas forças a seu favor.

E) Para início de conversa acho que a grande edição do IC é mesmo a do Richard Wilhelm - não tem outra.

Image Hosted by ImageShack.us

O Wilhelm viveu muito tempo na China, conviveu com os últimos grandes mestres chineses do século XIX, então essa é a grande edição. É a única que descreve os elementos sintáticos e formais pelos quais a lógica do IC funciona. Porque no IC as imagens se articulam como fórmulas de álgebra, de física, de química.

F) O IC tem aproximadamente 3.350 anos. Isso os textos, porque segundo alguns historiadores os seus símbolos seriam 6 séculos mais antigos.

G) No texto de uma das linhas tem uma imagem que é fantástica. Diz ela: "Se você perde seu cavalo, não corra atrás dele. Ele voltará por si mesmo". Trata-se de uma imagem que ilustra aquelas situações de duas pessoas que se gostam - como amigos ou amantes, tanto faz -, que de repente, por uma besteira qualquer, acabam se perdendo num desentendimento interminável que ninguém sabe como começou. A idéia de um cavalo que quanto mais se corre atrás mais longe foge, ilustra bem esses imbróglios onde quanto mais se tenta consertar mais a coisa fica confusa. Qual é então a postura sugerida? A de ficar quieto. Se os laços entre as duas pessoas de fato existem, se forem suficientemente fortes, não há necessidade de se correr atrás do cavalo porque ele volta sozinho para a cocheira. Isto é, a ordem se restabelece naturalmente, é questão só de deixar a poeira assentar. / Agora é uma frase sacanamente Taoísta, porque o texto adverte que "se o cavalo for seu"... Porque se o cavalo não for seu, também está resolvido - deixa ele ir embora e pronto.

OBS: Na postagem anterior eu mencionei uma frase atribuida ao rockeiro John Lennon:

"Amo a liberdade, por isso...Deixo as coisas que amo livres ... Se elas voltarem é porque as conquistei ... Se não voltarem é porque nunca as possuí" (John Lennon)

Provavelmente não foi "coincidência" que eu tenha lido essa frase poucos dias antes de ler essa entrevista de Ion. Voltemos aos trechos.

H) Mas é importante que se diga que sua utilidade prática não se restringe exclusivamente a China e a antiguidade, porque uma de suas façanhas mais recentes ocorreu no Ocidente, que foi (embora pouca gente saiba disso...) a de ser é o pai da Informática! Trata-se de um fato histórico, porque foi na virada do século XVII para o XVIII, que Leibniz - o famoso filósofo e matemático alemão




- ao contemplar a seqüência circular dos 64 símbolos do IC,

Image Hosted by ImageShack.us

e compreender a lógica da sua disposição, associou as linhas Yin e Yang a 0 e 1, e desenvolveu o cálculo binário, que é a linguagem dos computadores modernos. Não é à toa, portanto, que o IC tem exercido tanta atração sobre os programadores de softwares; haja visto a grande quantidade de programas e sites de Internet para se "jogar" IC.

I) Aliás esse King do Tao Te King é o mesmo do IC - I King.

Image Hosted by ImageShack.us

King é uma denominação que Confúcio atribuiu parece que para 13 grandes textos clássicos chineses, sendo o IC um deles e o Tao Te King outro. A designação King quer dizer "livro clássico". Na suas origens o nome do IC era Chou I, onde I quer dizer mutações e Chou o nome da era histórica chinesa onde ele se originou; portanto seu nome original era "Mutações da Era Chou". Só mais tarde, no período Confucionista, é que ele passou a se chamar IC - "Livro Clássico das Mutações", como Tao Te King quer dizer "Livro Clássico do Tao". Só esses grandes textos chineses têm esse nome.

Monday, October 24, 2005

Morre-se de Amor

1. Introdução

No dia 14 de outubro, às 9h20min, na Rádio - USP, Cidade Universitária, São Paulo, um jovem estudante de 21 anos de idade retirou a vida de outro jovem.

A matéria noticiada em

http://www.estadao.com.br/cidades/noticias/2005/out/14/31.htm

Diz:

"O estudante de jornalismo Rafael Azevedo Fortes Alves foi esfaqueado na manhã de hoje dentro da redação da Rádio USP, na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo.

O autor dos golpes foi o colega Fábio Le Senechal Nanni. Rafael foi levado para o Hospital Universitário ainda com vida mas não resistiu.

Segundo o diretor da rádio, Marcello Bittencourt, Fábio entrou na redação por volta das 9h20 e pedido para falar com o Rafael. Minutos depois eles começaram a discutir e Fábio esfaqueou o estudante.

Segundo o repórter da rádio CBN, Fábio Rubira, que testemunhou o crime, o agressor jogou a faca no chão e saiu correndo, mas foi detido pelos seguranças da USP.

Segundo Rubira, o criminoso teria dito que é homossexual e era apaixonado pela vítima, que seria heterossexual. O caso será registrado no 93º DP.
"

2. Proximidade e Realidade do crime.

Antes de viajar para Itapira, no sábado 22, eu estive com uma amiga minha, estudante de jornalismo, no bandeijão da universidade. Ela me disse que não muito antes do crime havia passado a tarde com o autor do assassinato. Minha colega conhecia a ambos: vítima e acusado. Disse que foi difícil de acreditar quando viu a notícia na Imprensa.

3. Homossexualidade

Perguntei a ela se Nanni seria homossexual, tal como veiculado pelos meios de comunicação. Ela disse que Nanni tinha "jeito de gay", mas que ela não saberia me dizer se ele realmente o era.

4. Perfil no Orkut

Na Internet, a página de perfil do Orkut de Fábio, se transformou num "scrachat" ("scrap" em que os usuários estão usando como "chat"). Os scraps anteriores a 14 de outubro são todos muito carinhosos e amistosos, todos eles estão longe de prenunciar o crime assustador que irromperia no dia 14 de outubro, data a partir da qual todas as mensagens (scraps) são quase na totalidade e quase tão horrorosas quanto o crime em si, a ponto de lembrar a famosa cena entre Jesus, a prostituta (adúltera) e a questão do apedrejamento.

O primeiro scrap que Fábio recebe é de 25 de junho de 2004, portanto mais de um ano antes de 14 de outubro desse ano.

Chama a atenção algumas declarações do perfil de Fabio, tais como "humor: misterioso" ou comunidades como "Solidão". Claro que esses traços por si mesmos não determinariam um assassino passional, assim como, aliás, os mapas astrológicos aqui analisados também não determinariam um assassino. Muitos nasceram no mesmo dia que o acusado e, certamente, a grande maioria deles não terão problemas com acusação de crimes passionais, pelo simples fato de que existem outras maneiras de se direcionar a peculiar "energia" que, veremos, está contida no mapa de nascimento de Fabio.
-------

5. Análise da qualidade do momento do Crime

O mapa do momento do crime é:

Image Hosted by ImageShack.us

A primeira coisa que salta aos olhos é o planeta Vênus, deusa do amor e da beleza, bastante próxima do Ascendente, Vênus acabava de nascer no horizonte leste, por volta das 9h20min daquele 14 de outubro. Embora eu mesmo esteja cético com relação a essa hipótese, esse posicionamento de Vênus parece sugerir a qualidade "de amor" do momento em que Fábio entra no prédio para encontrar a vítima.

A princípio eu achei estranho esse posicionamento de Vênus para o horário de um crime de assassinato ocorrer. "Vênus... o planeta do amor?"

A questão, no entanto, é que essa Vênus que se eleva no horizonte encontra-se aflita, recebendo uma quadratura da Lua, planeta responsável pela qualidade emocional do dia; a Lua, por sua vez, estava no romântico, oscilante e emocionalmente instável signo de Peixes. Quando se diz que alguém é "de Lua" se diz que a pessoa está sujeita oscilações, em geral, incompreensíveis ou imprevisíveis.

6. A qualidade da Lua aflitiva

Para complicar o quadro, o planeta Urano, conhecido pelos atos rebeldes, abruptos e repentinos estava em conjunção com aquela Lua super-emotiva, ajudando, portanto, a aumentar a carga de aflição sobre o planeta Vênus.

7. Qualidades "turvas" adicionais (Netuno)

A posição de Netuno (romantismo, fantasia, desilusão, mente confusa) dentro da casa 3 (diálogo, verbalização) e em quadratura com Mercúrio (discernimento intelectual); poderia indicar um excelente momento para se inspirar para um poema, ou escrever a página de um Romance, quando a mente estaria cheia de idéias férteis. Mas provavelmente seria um momento infeliz para, por exemplo, fechar um negócio ou procurar uma conversa que buscasse "esclarecer" algo com ponderação.

8. Possíveis "aberturas" na Interpretação do Mapa do crime.

Até aqui, esse mapa poderia ser, por exemplo, o mapa de uma ansiosa declaração de amor feita por alguém. Imaginemos que esse fosse o mapa do momento em que um rapaz tímido e jovem finalmente decidiu se declarar para uma moça. A conturbada posição de Vênus poderia indicar esse momento em que o rapaz conseguiu superar essa sua timidez e declarar-se. E aquele Netuno, por sua vez, poderia dar ao rapaz toda a energia romântica que ele colocaria em suas palavras.

O mapa por si mesmo, não pareceria indicar claramente se a declaração do rapaz seria bem ou mal sucedida. Isso, aliás, provavelmente dependeria muito mais da moça do que desse mapa astrológico. (embora outro mapas pudessem ser utilizados como suporte de análise para esse julgamento).

9. Ressalvas e Especulaçoes quanto a Local e Objeto.

Na verdade, a quadratura de Saturno a Mercúrio sugere alguma rigidez no diálogo, alguma gagueira ou quebra de espontaneidade, por exemplo. A quadratura de Marte a Netuno na casa 3, também sugere alguma luta verbal proeminente.

A casa 6 (de onde parte a quadratura de Marte), aliás, é tradicionalmente associada, na Astrologia, ao ambiente de trabalho (aqui, coincide com o local do crime) e Marte não apenas a lutas e brigas, mas também a sangramentos e objetos cortantes.

De qualquer modo, a natureza afetiva e amorosa pode sim ter sido o grande motivo do encontro daqueles estudantes. Pelo menos o mapa astrológico do encontro é coerente com esse ponto de vista.

10. Primeira Conclusão

Assim, é provável que a forma adequada de se interpretar aquela Vênus em Ascensão no horizonte leste (extrema esquerda do mapa) seria aceitar a hipótese de crime passional que veiculou na mídia. Essa conclusão, no entanto, parte do pressuposto de que o crime de fato ocorreu. Com isso, quero dizer que o mapa em si não nos permitiria inferir se houve ou não assassinato, mas sabendo que houve o assassinato naquele momento levantado pelo horóscopo da figura acima, o teor do momento astrológico do assassinato coloca ênfase numa questão afetiva aflitiva (Vênus em ascensão e recebendo aspectos tensos).

11. Um ponto excedente: A questão dos amigos

Numa matéria do último segundo, http://ultimosegundo.ig.com.br/materias/brasil/2145501-2146000/2145644/2145644_1.xml , lê-se o trecho:

De acordo com a rádio CBN, Fabio confessou o crime e disse que tinha cometido o crime por vingança, pois a vítima tinha "roubado uns amigos dele".

Achei a declaração do "roubo dos amigos" um tanto misteriosa, o que poderia haver de relação entre roubo de amigos e a hipótese de crime passional? O mapa do momento do crime trazia o Sol na casa 11 (dos amigos), mas não vejo como isso poderia nos ajudar a elucidar a questão. No entanto, eu pretendo retomar esse ponto no momento a seguir, quando eu analisarei a carta astrológica do próprio nascimento do acusado.
--------

12. O Mapa do Acusado.

De acordo com os dados do perfil do Orkut de Fabio Le Senechal Nanni, ele faz aniversário em 29 de dezembro e possui 21 anos de idade. Assim, sua data de nascimento seria:

29 de dezembro de 1983.

O que nos gera o seguinte gráfico:

Image Hosted by ImageShack.us

Nesse mapa chama a atenção:

1) A Vênus isolada de aspectos.
2) A conjunção Saturno-Lua.
3) A ausência de aspectos tensos no mapa
4) A concentração de planetas num único setor.
5) A conjunção Marte - Plutão.

Comentarei esses itens numa próxima postagem.
-------------
Link para scrap de Fábio, em 14 de outubro:

http://www.orkut.com/ScrapBook.aspx?uid=2584209426649755782&na=3&nid=2584209426649755782-1018205197-3409880764105747950

Uma das frases deixadas por alguém nesse scrap:

"Amo a liberdade, por isso...Deixo as coisas que amo livres ... Se elas voltarem é porque as conquistei ... Se não voltarem é porque nunca as possuí" (John Lennon)

Itapira: 185 anos.

Estive na cidade de Itapira, no interior de São Paulo, ontem 23 de outubro de 2005, quando estive com atores do grupo de teatro Pirandello. O grupo Pirandello é assunto a parte. Por enquanto eu gostaria de comentar outro fato que me chamou a atenção: os jornais locais anunciando nas bancas os 185 anos da cidade.

Mas aliás, fiquei pensando a respeito da possibilidade do significado “mágico” da “coincidência” da apresentação da peça “Skataplun” (sobre justamente um livro de... “magias”) do grupo coincidir com a exatidão de uma Lua minguante que embelezou o céu da cidade na noite em que eu estive por lá. Eu diria que foi uma das Luas minguantes mais belas que já vi.

Informaram-me por lá que o aniversário da cidade seria hoje, 24 de outubro. Como 2005 – 185 = 1820. Assim, o “nascimento” da cidade seria:

24 de outubro de 1820. Itapira – SP.

Image Hosted by ImageShack.us

Segundo a página virtual da prefeitura dessa pequena cidade, a população local é de 63 mil habitantes, ou seja, aproximadamente o mesmo número de pessoas que é o número de estudantes da universidade em que estudo e de onde escrevo agora. 60 mil pessoas é também o suficiente para preencher metade da capacidade do maior estádio de futebol do Brasil.

Infelizmente muitas pessoas cometem a ignorância de subestimar uma cidade pelo fato dela ser considerada “pequena”, quando são justamente as cidades pequenas que muitas vezes dão os exemplos do poder e da força culturais.

Mas vamos aos dados históricos fornecidos pela página da prefeitura, do qual lemos:

Embora desde o século 18 já existissem moradores no bairro dos Macucos (futura Itapira), somente a partir do primeiro quarto de 1800 é que teve inicio a colonização efetiva da cidade. Joao Gonçalves de Moraes, doou parte de suas terras para que fosse formado um povoado. No dia 24 de outubro de 1820, João Moraes e Manoel Pereira, acompanhados de outras pessoas, iniciaram a derrubada da mata no lugar escolhido para ser construída uma igreja. Onde deveria ser colocada a imagem de Nossa Senhora da Penha. Pelo significado do acontecimento, aquela data passou a ser tida como a data de fundação da cidade. No dia 19 de março de 1821, o padre Antonio de Araújo Ferraz, veio a cavalo para rezar a primeira missa em terras de Itapira. Em 08 de fevereiro de 1847, era elevada a categoria de vila, com o nome de Villa de Nossa Senhora da Penha. Em 1858, tornou-se município. E a 20 de setembro do mesmo ano, foi instalada a câmara municipal. Em 20 de abril de 1871, o nome foi mudado para Penha do Rio do Peixe. No dia 08 de fevereiro de 1890, por votação foi escolhido o nome de Itapira. Mas a cidade só veio a adotar esse nome no mês de abril do mesmo.”

OBS: "Itapira" em tupi, significa "Peixe de Pedra" (Ita = pedra, como em Itajubá, Itapetininga, Itatiaia, etc.).

O texto sugere outras possibilidades para tomarmos o mapa astrológico da cidade, mas eu não poderia estender essa discussão aqui. É sempre bastante complicado estabelecer um mapa astrológico de uma comunidade ou nação. Pela minha experiência, aquela data em que se comemora o aniversário, costuma ser uma data correta, embora nunca exclua a possibilidade do estudo de outras datas.

O mais complicado sempre é a escolha da hora do “nascimento” da cidade, que quase nunca é facilmente consensual entre astrólogos. Infelizmente, no caso de Itapira eu não possuo nenhuma informação a respeito de um possível horário.

O fato da cidade ter-se como marco com o Sol em Escorpião pode indicar a importância da estratégia de negócios para a cidade, bem como um talento para o espírito investigativo, inclusive pela presença de Marte e Mercúrio no signo. A sensualidade da população (das mulheres, em especial) também foi algo que não me passou desapercebido. Na noite em que cheguei eu fiquei bastante perdido na cidade e fui parar numa casa de forró, onde pude observar bastante do comportamento da população. O talento místico de Escorpião (no sentido amplo do termo) poderia ser outro traço da cidade cuja própria fundação se deu pela construção de uma Igreja e pelo estabelecimento de uma imagem de Nossa Senhora.

De um ponto de vista mais incisivo, podemos citar o famoso talento de Escorpião para a crueldade e para as intrigas e disputa pelo poder, seja o poder oficial, seja um poder informal pelo qual a população poderia ardentemente ansiar. Assim, disputas e jogos pelo poder, em seus vários níveis e espécies, podem ser temas importantes para a população e a cidade. Isso me deixa inclusive curioso para saber qual foi resultado do referendo do desarmamento em Itapira, em particular. Escorpião pode ter uma certa ânsia pela execução do domínio e do controle e pela demonstração da força.

A questão da Liberdade, da expressão e do significado e dos limites do Pudor das mulheres de Itapira parece estar dramatizado na quadratura em T entre Júpiter-Vênus e Lua, que também pode se traduzir num certo nervosismo e ansiedade dessas mulheres, que poderiam desejar expressão e liberdade, a questão da saúde e da alimentação parece também se exprimir nessa quadratura.

Em suma, a questão da relação da cidade com o Feminino e com o Poder, parece estar em destaque naquele mapa.

Nesse aniversário de Itapira, o próximo ano tem tudo para ser um ano de expansão, otimismo e aprendizado, já que Júpiter fez conjunção ao Sol desse ciclo de revolução anual-solar para 2005/2006. Assim, é possível que surjam exigências visando melhorias na cidade, tal como é típico de Júpiter.

Enquanto que no ano anterior, por exemplo, eu não sei o que pode ter acontecido ou como pode ter-se passado tal ano, mas a agitação das questões do feminino e nervosismo das mulheres em Itapira parece ter recebido certa ênfase (Vênus em trânsito pela Lilith e Nodos no aniversário de 2004, bem como quadratura de Lua à Lua natal no aniversário de 2004, transitando sobre Júpiter). Bem, como assuntos relativos a questões de construção e segurança (Júpiter opondo-se a Saturno, em 2004).