Thursday, July 07, 2005

F1: A quem pertence os céus...?

Pode parecer ilário, mas aconteceu. Os seres humanos já estão começando a disputar poderes extraterrestres. Não, não estou me referindo a quadrinhos ou a filmes regados a pipocas depois de um passeio pelo Mc Donald's de um shopping center, estou me referindo a algo ainda mais estranho: a política. E nada mais terreno do que a política, certo? Bem, mais ou menos. Talvez, eu devesse melhor dizer: "disputar poderes estraterrestrialmente...". Ah! Enfim...

Numa verdadeira atitude de um "Movimento dos Sem - Planeta - Terra". Uma astróloga russa decidiu questionar a "ocupação" que se vem fazendo do espaço. E não se trata do "espaço geográfico" não, mas do espaço sideral mesmo. Ou pelo menos ela decidiu questionar o abuso que a NASA tem feito com os seus brinquedos por aí.

Os astrônomos e planetólogos que estudam o sistema solar tem certa dificuldade ainda para explicar como exatamente o Sistema Solar se formou. Por que existem planetas rochosos e outros gasosos? Como explicar suas diferentes composições químicas? Essas e outras questões ainda não estão bem respondidas por esses especialistas. Ora, uma de suas várias teorias afirma que os cometas transportam materiais muito antigos, que seriam capazes de dar dicas valiosas a esses pesquisadores a respeito do surgimento do sistema solar, isto é, àquele conjunto de corpos celestes que gravitam ao redor da gigantesca massa do Sol: planetas, cometas, asteróides, etc.

Creio então que teria sido esse um dos interesses mais motivadores que levou a NASA a investir cerca de 130 milhões de dólares (Quanto foi mesmo que Marcos Valério movimentou em suas contas bancárias?) para arremessar um projétil num cometa, forçando - o a "quebrar um pouco" e liberar parte desse material antigo para estudo desses cientistas.

É uma verdade bem estabelecida na Física, que quando dois corpos se encontram, seus trajetos são alterados por esse evento. O mesmo ocorre quando dois corpos se separam, ou quando um corpo se parte em duas ou mais partes. Essa idéia é um dos princípios de conservação presentes na Física desde Newton e René Descartes: a idéia da conservação da quantidade de movimento. Essa lei da Física, proíbe, por exemplo, que os estilhaços de uma granada voem todos para uma mesma direção, ao invés disso esses estilhaços devem se projetar nas direções mais variadas, exatamente como ocorre com os pedaços dos fogos de artifício. Portanto, corpos que se encontram ou se separam possuem seus movimentos vinculados pelas variáveis envolvidas nesse evento: velocidades, ângulo de colisão, etc.

Isso me faz lembrar uma piada, que corre entre os físicos, que diz que se os chineses saltassem todos ao mesmo tempo, isso poderia interfirir na órbita do planeta Terra.

Assim, a declaração da astróloga russa:

"É óbvio que os elementos da órbita do cometa, e sua efeméride correspondente, irão mudar após a explosão, o que interfere com meu trabalho de astrologia e distorce meus horóscopos"

[fonte dessa citação logo abaixo]

Seria, a rigor, uma afirmação correta. Porém os cientistas comparam o "Deep Impact" com uma mosca colidindo contra um avião no ar. Isto é, que o efeito do tal projétil sobre o cometa é irrelevante para a determinação de sua órbita.

Eu não quero nem começar a especular a respeito das possíveis reflexões políticas, éticas, filosóficas, etc. que podemos tirar dessa notícia ilária. A citação que eu usei acima, por exemplo, é da Folha On Line:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13360.shtml

Já me basta presenciar o embate ciência x religião, na questão das células troncos, ou a respeito do aborto. E agora mais essa, que sem dúvida, uma questão bem menor, pelo menos por enquanto, mas que possui certa analogia válida.

Outra fonte dessa notícia pode ser vista em:

http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI578375-EI1141,00.html

Há um comentário interessante, sob o título de Vomitron 4, nesse blog:

http://icarlos.blogspot.com/2005_05_15_icarlos_archive.html

1 comment:

Anonymous said...

Olá, Henrique!
Li as análises sobre Roberto Jeferson e Valério de seu blog e achei-as muito interessantes. Sou uma curiosa nos assuntos ligados à Astrologia e, por coincidência, participei como ouvinte e estudante de lá, do Encontro de Astrologia promovido pela Unb em agosto de 2005, sobre o comando do Seabra.
Vc atua como astrólogo? Gostaria d entrar em contato. Vou deixar meu e-mail:paximina_5@hotmail.com
Agraço fraterno,