Thursday, November 20, 2008

108 obsessões

Lá estava eu saindo de mais uma aula de Cultura Sânscrita. E mais uma vez a conversar com a professora a respeito de impressões e dúvidas já trazidas de casa. Os assuntos são tantos que fica difícil se concentrar em um. Astrologia Hindu, o número Pi na Índia, a ciência no Oriente, o trabalho de Roberto Andrade Martins como sanscritista e como historiador da ciência, enfim.

Certa vez perguntei a ela a respeito dos números mais significativos na Índia. O número 7 ela me apontou como óbvio (por exemplo, os 7 chakras). Mas um dos números que ela me apontou era para mim completamente novo: o número 108. Fiquei abismado... 108... Me parecia um número qualquer, nem sequer número primo o maldito era e também não seria um número da seqüência de Fibunacci:

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144,...etc.

(sim... eu verifiquei agora...rs... A princípio eu o havia negado de memória mesmo)

Para quem não sabe a Seqüência Fibunacci é obtida a partir da soma de dois termos anteriores. Parece bobo, mas não é. Mas não comentarei agora. Remeto o leitor a minhas postagens sobre o Número de Ouro, talvez eu tenha comentado algo por lá.

"Oh...oh.. vai com calma, aí..." disse meu colega Edgar. Sim, eu sei Edgar, longe de mim querer menosprezar uma das culturas "mais milenares" e mais cativantes de nosso planeta. Mas que raios... que que os indianos viram no mísero 108?

Não, não procurei consultar nenhuma fonte. Nem mesmo o Google. Ando muito a pé. Tenho tempo pra pensar. Mas a resposta, como de praxe, me veio "deitada", na cama, durante o sono, melhor: naquele estado de semi-vigília, semi-durmindo. Poxa, e a resposta era tão fácil. Tava na cara! Fácil a ponto de eu não esquece-la depois de acordado.

Vamos por partes...

Antes de irmos ao 108, permita-me uma rápida digressão a números menores. O número 2, sem dúvida, nos remete ao Yin e Yang chinês, masculino - feminino, claro - escuro, Céu - Terra do Gêneses capítulo 1 da Bíblia, etc.

O número 3 corresponde ao número mínimo de lados para se traçar uma figura geométrica plana: os triângulos, figuras importantíssimas na Tradição Matemática, tanto mística quanto científica, desde Pitágoras, passando pelo Método de Exaustão de Arquimedes e os átomos de Platão que tanto horrorizaram Wener Heisenberg.

O número 3 é encontrado na Santíssima Trindade. Na Astrologia, é encontrado nos trígonos, que correspondem a triângulos (três ângulos). Os doze signos zodiacais estão organizados em 4 triplas de signos de mesmo elemento: fogo, terra, ar e água. Por exemplo: Áries, Leão e Sagitário formam o triângulo de fogo. Touro, Virgem e Capricórnio, o triângulo de terra, etc. Todos triângulos equiláteros. E são triângulos de harmonia.

Na Astrologia Harmônica, considera-se Nona Harmônica (H9) como o mapa harmônico da Grande Felicidade e da Harmonia Suprema. Mas por quê o número 9? Por que ele é formado da soma de três três, isto é:

3 + 3 + 3 = 9

Daqui também decorre a importância do número 27:

9 + 9 + 9 = 27

Além disso, 2 + 7 = 9. Aliás, para o número 108, temos:

1 + 0 + 8 = 9.

E também podemos fatorar o número 108:

108 = 4 x 27 ou seja
108 = 4 x 3 x 9

Temos então, a quadruplicidade da triplicidade do 9. Ou se preferirmos:

108 = 12 x 9

O número 12 é encontrado nos números de Apóstolos de Cristo. Nos doze signos zodiacais e era considerado pelos judeus o número básico para se iniciar qualquer coisa. Para os pitagóricos os números 3 e 4, eram os números do espírito e da matéria. Todos reunidos no número 108. Para Carl Jung, o 12, enquanto múltiplo do quatro, seria a imagem do "mandala" ou da Plenitude.

Todos esses números também estão presentes no tradicional cordão que os brâmanes ortodoxos utilizam envolvendo o peito, mencionado pela professora nas últimas aulas.

Parece-me que as atrizes e dançarinas indianas também utilizam o 108 em seus ornamentos.

Mandala, aliás, é palavra sânscrita... E eis aqui minha coleção de devaneios com imagens ocidentais na tentativa de elucidar um número indiano.

Namastê!

No comments: