Wednesday, January 21, 2009

Nas asas da Borboleta.

.
Ficar tanto tempo longe e depois voltar a morar em Brasília é fascinante: voltar à cidade que na sua infância era simplesmente "o mundo" com olhos de homem. Pior: olhos de homem, num corpo espiritual de adolescente e corpo social de criança.

Uma coisa está me chocando bastante. O descaso das autoridades com a população. O abismo sócio-econômico em Brasília é ainda maior do que em São Paulo. Os lugares, os costumes, os hábitos, os acessos ao lazer e à cultura. Tudo em Brasília é extremamente segregado. A separação econômica é inclusive geográfica, gritantemente geográfica. Ironia esmagadora para a aclamada "capital da esperança" da "utopia aquariana" e que leva o nome de um arquiteto que é comunista.

Claro, sou fã de Brasília. Amo esse lugar único. A "cidade inventada" como já disseram. Mas o fascínio não omite suas contradições.

Muita pouca gente sabe. Mas a cidade foi projetada (por Lúcio Costa) com a forma de uma borboleta (geralmente pensam ser um avião... o que ofende o urbanista, mas ganhou o imaginário popular por aqui).



Eu nasci numa das asas dessa borboleta...

Brasília fará 50 anos em 2010.
.

No comments: