Saturday, January 03, 2009

Brasíliape apytá

A frase acima, em Tupi, significa "Fico em Brasília".

Cheguei de São Paulo a Brasília no dia 24, véspera de Natal. Dessa vez, eu decidi me preocupar com o horário de chegada. Mas foi inútil. Eu não teria a menor de chance de manipular tais variáveis, de decidir qual a melhor hora de chegar. Quando percebi isso, desencanei e deixei as coisas rolarem.

Acreditava que chegaria na Rodoferroviária de manhã cedo, mas o ônibus atrasou. Depois, meu irmão iria me buscar de carro, mas o carro dele atolou. Tive que esperar com as caixas uma Kombi encomendada pela minha mãe e meu irmão. Só depois de chegar em casa, eu percebi que chegara em um horário interessantíssimo que, aliás, era a tradução planetária do meu próprio nome.

Depois passei o Natal em família: com mamãe e meu irmão e poucos convidados. O ano novo foi maravilhoso: minha tia que não via já há muitos anos, meu primo Bael, e minha prima Adriana. Depois fui visitar a casa deles e fiquei lá do dia 31 para o 1o de janeiro de 2009, fiquei no dia 2 e vim no dia 3.

Eu e Bael jogamos xadrez como nos velhos tempos. Jogamos 22 partidas, das quais o Bael levou dessa vez a melhor: venceu 13 e eu venci 8. Empatamos uma. Com placar final de 13,5 x 8,5. O combinado era que o primeiro que vencesse 13 jogos levaria a vitória. Curioso: depois de tantos anos nosso xadrez continua equilibrado e jogamos boas partidas (partidas horríveis também).

Uma das minhas últimas vitórias, lembro de memória ainda o código: 1.e4, c6 2. d4, d5 3.Cc3, dxe4 4.Cxe4, Bf5 5.Cg3, Bg6 6.Bc4, e6 7.Cf3, Cd7 8.Bg5, Db6 9.Bb3, Cf6 10.Dd2, h6 11.Be3, Dc7 12. O-O-O, a5 etc.

Essa Defesa Caro-Kann, eu estava jogando com as pretas. Aliás, o Bael nunca joga Defesa Caro-Kann de pretas. Prefere Siciliana.

Depois quero postar sobre o mapa da cantora Maysa e sobre o mapa de Eloá, que eu pretendia por aqui já faz tempo. Mas não posso mais fazer isso hoje. Beijos a todos. (essa despedida me faz lembrar de Olguinha, poxa que saudade dela...)

No comments: