Friday, June 17, 2005

A2: Scientific American: História.

Encontrei nas bancas uma edição especial da Scientific American (em português), com o título dessa postagem. Trata-se da primeira revista de uma série a respeito de História, ao que me parece, História da Ciência, esse primeiro exemplar traz a "A Ciência na Idade Média".

Logo na capa da revista, pode-se notar uma expressão de astrologia (ou de "astronomia" como prefere a revista): um relógio contendo ainda a numeração de 1 a 12 associada aos signos do zodíaco.

Pouca gente sabe, mas o ponteiro das horas de um relógio indica o movimento do Sol através dos doze signos do zodiaco, simbolizando assim, os doze meses de um ano. O ponteiro dos minutos, que assim como a Lua, é mais rápido do que o Sol, indica o movimento da Lua. E eu tenho fortes suspeitas de que a capa da revista se refere exatamente a esse detalhe histórico.

A revista está custando R$ 11,90.

Na capa, há uma referência também ao sítio:

www.sciam.com.br

A figura da página 6 (do ano de 1327) é uma das referências astrológicas mais excitantes, empolgantes e belas que eu já vi na minha vida. Quem conhece Astrologia, percebe um belíssimo e sólido encadeamente das órbitas planetárias com a matemática da Cabala, que eu não posso analisar agora.

A revista também faz referências ao matemático medieval Leonardo de Pisa, conhecido como Fibunnacci, cuja famosa seqüência numérica será analisada em breve aqui nesse Blog. Essa seqüência também foi explorada por Dan Brown, em seu Código Da Vinci e eu também pretendo explicar como e qual a relação entre essa seqüência e o número áureo, que já mereceu duas postagens aqui.

O nascimento da Álgebra e das primeiras universidades também é abordado pela revista. Assim como a Física dos corpos em queda no período medieval, as astronomias ocidentais e orientais do período. A Alquimia, o confronto ciência x religião e tantos outros temas: moinhos, medicina, estrelas cadentes, Gutenberg, etc.

Para quem se interessa pela História da Astrologia ou da Ciência, a revista é uma ótima pedida.

No comments: