Wednesday, June 08, 2005

C1: A Astrologia do Lobisomen

Por falar em fases da Lua. Quem da minha geração ou geração anterior não se lembra daquela novela global o Roque Santeiro, com o relógio barulhento do Lima Duarte. Eu era bem pequeno naquela época e aquela novela me deixou com muito medo do Lobisomen. Se não me falha a memória eram nas sextas-feiras que o bicho aparecia na tela da Giga-Globo. Eram nas noites de Lua cheia que o personagem se transformava no bicho peludo.

Essa imagem constrasta com aquela outra mais conhecida da Lua, do "pãozinho molhado no leite". É provável que seja possível fazer um paralelo entre a criatura monstruosa do lobisomen e a imagem do louco, outra figura que também está associada à Lua e, aliás, chega-se até mesmo a chamar os loucos de "lunáticos", numa verdadeira "astrologia de boca do povo". Creio que isso mereceria um estudo lingüístico. ;-)

Tanto louco como o lobisomen representam figuras "fora de controle". O louco - lunático também já foi tema de telenovela em "Mulheres de Areia", com a personagem "Da Lua", que era também um homem sensível, outro traço lunar. Esse personagem me lembra inclusive um outro, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, num dos filmes que lista, talvez, entre os meus dois prediletos, "Fale com Ela", filme de 2002. Mas eu gostaria de fechar esse assunto na próxima postagem.

3 comments:

Bla bla said...

Quer uma coisa extremamente interessante? Há um poema "epico" de um autor renascentista italiano (Ariosto) que se chama Orlando Furioso.
Nesse poema, Orlando, um cavaleiro medieval, enlouquece de amor. Seu companheiro, Astolfo, vai até a LUA para achar a razão de Orlando, para que ele possa voltar a ser um cavaleiro.
Na Lua Astolfo encontra tudo que foi perdido na Terra, menos a loucura, pois é algo que nunca deixa a Terra...
Pois é.. esse ano esta sendo regido pela Lua... Como está sendo para você? Para mim, está uma loucura!
Sem trocadilhos...

Bla bla said...

ah, é a Ilá...

Henrique said...

Ilá,

Muito interessante e poético esse seu exemplo. Se você puder me indicar algum material a respeito, eu iria gostar. Se estiver com o texto também seria ótimo, mesmo que seja em italiano. Enfim, eu me viro...

[]'s

Henrique