Tuesday, June 07, 2005

B1: Fases da Lua

As fases da Lua.

As fases da Lua é um dos fenômenos astronômicos mais conhecidos. Até mesmo pela facilidade de sua observação e pela sua beleza. O ciclo lunar possui quatro momentos mais marcantes. Duas opostas: a Lua Nova e a Lua Cheia e duas anti-simétricas: quarto crescente e minguante. A cada um desses momentos corresponde um ângulo importante na Astrologia que a Lua faz com o Sol, a saber: 0, 90, 180 e 90, respectivamente para a as fases nova, crescente, cheia e minguante, que é também a seqüência cronológica das fases.

Possivelmente hoje, a Lua deve aparecer como um filetinho a oeste após o por do Sol. Quer dizer, a Lua estava nova (em conjunção com o Sol) e agora começa novamente a se afastar dele. Como a luz que vemos da Lua é a luz refletida que vem do Sol, então quanto mais próxima do Sol, mais "magrinha" a Lua.

Lua Crescente ou Decrescente?

Há um macete bastante interessante para se identificar a fase da Lua. Se a Lua em cunha se assemelhar à letra "C" então a lua estará, por assim dizer, "crescente". Mas se a cunha estiver virada e, portanto, se assemelhar à letra "D" então a Lua estará "decrescente" .

A Lua da meia-noite.

Mas é sempre bom saber que a face iluminada da Lua está sempre voltada para onde estiver o Sol, mesmo quando este estiver oculto pelo horizonte, afinal é de lá que provém a Luz de nosso "astro feminino" (como diriam os astrólogos) ou "satélite" (como diriam os astrônomos).

Quanto mais próximo do Sol estiver a Lua, mais "minguado" estará o seu filete, mas quando a Lua atinge sua distância máxima do Sol, se afastando 180 graus dele, é quando ela está cheia. É o momento em que os astrólogos dizem que esses astros estão em oposição. Assim, quando for meia-noite e o Sol estiver na posição oposta à posição de meio-dia é justamente aqui que a Lua estará. Isto é, à meia-noite a Lua estará no ponto culminante do céu somente quando a Lua estiver cheia. Além disso, seguindo esse raciocínio é fácil notar que na situação em que a Lua está cheia, ela pode ser usada para se estimar facilmente as horas da noite, mais ou menos como fazemos durante o dia com a posição do Sol no céu.

Outras estimativas "a olho" (sem relógio!) da meia-noite.

Quando a Lua estiver exatamente pela metade iluminada e minguante, à meia-noite ela estará nascendo a leste. Se a Lua estiver crescente e metade iluminada e surgir a oeste, também será meia-noite. Isto ocorre por que esses são os dois momentos em que a Lua forma 90 graus com o Sol.

Se se quiser entender melhor esse angulo reto, de 90 graus, pode-se desenhar um círculo numa folha de papel, traçando-se duas linhas, uma vertical, outra horizontal passando pelo centro e formando uma cruz. Colocando-se o Sol no ponto mais baixo (meia-noite) a Lua (metade pintada) num dos dois pontos da llinha horizontal (que representa a linha de horizonte a leste [esquerda] ou oeste [direita]). Fica fácil observar assim os diversos ângulos que o Sol pode fazer com a Lua.

No comments: