Saturday, June 11, 2005

D1: Secções Áureas do corpo humano.

Sempre se ouve dizer que artistas como Leonardo da Vinci ou Michelangelo utilizaram certas proporções matemáticas especiais em suas obras. Dois dias atrás minha amiga Juliana, bióloga e educadora, comentou comigo a respeito de uma palestra de um estudioso de Virgílio. Esse poeta também teria utilizado a mesma proporção nas estruturas de seus versos.

Quando eu resolvi ler O Código da Vinci, de Dan Brown, essa velha história voltou aos meus ouvidos. Dessa vez o autor mencionou o valor dessa proporção, denominada proporção áurea:

Phi = 1, 618

Comenta-se no livro a respeito das abelhas fêmeas numa colméia serem mais numerosas do que as abelhas machos. Juliana me confirmou a informação e explicou que isso se deve ao excesso contigente de abelhas que são preparadas para tornarem-se rainhas. Segundo o autor, se x é o número de abelhas machos na colméia e y o número de abelhas fêmeas, então tem-se:

y/x = Phi

Haveria também essa mesma proporção áurea entre partes do corpo humano. Por exemplo:

1) A razão entre a altura de uma pessoa e a altura de seu umbigo.
2) A altura do quadril e a altura do joelho
3) Entre a distância ombro - ponta dos dedos e a distância cotovelo - ponta dos dedos.

Nesse caso, eu pude tomar uma fita métrica e verificar essas medidas. Realmente, eu obtive valores próximos ao Phi. Tais como 1,676; 1,59 ou 1,6106.

Nas minhas próximas postagens, pretendo falar mais detalhes a respeito desse número áureo. Parece que existe muitas coisas interessantes envolvendo esse número. Parece que quando os matemáticos descobriram esse número, eles acreditaram terem descoberto "o número do belo" ou uma proporção da beleza.

No comments: