Monday, December 15, 2008

Cardamomo, Focus, Ninastya, Moon far Away e Chimichurri.

.
Hoje eu estou na casa de minha amiga, ao lado da USP. Ela é professora e eu adoro visita-la porque ela sempre tem excelentes assuntos, músicas e ótimos livros. Mais uma vez hoje ouvimos músicas russas, cantadas em russo, a banda chama-se Moon far Away e inclui repertórios folclóricos (folks) da Sibéria, cantos medievais, poemas em russo numa doce e melodiosa voz. Queria pôr aqui o nome da cantora, mas está em sirílico (o alfabeto russo). Claro, não entendo nada de russo, mas mesmo assim é lindo de se ouvir, inclusive os "requiens" (músicas fúnebres).

Ouvimos também a magnífica e interessante banda de rock chamada Focus, da Hollanda (anos 60 e 70). Adorei o baterista, vocalista e o baixista desse grupo. Mas ela me corrigiu: "Todos na banda são bons".

Nossa!!! Adorei quando ela me preparou o Tchai, um tipo de chá indiano, que ela tinha aqui. O normal seria prepara-lo com chá preto e leite. Mas ela teve de me servir sem o chá preto, mas mesmo assim ficou delicioso. O Tchai é um preparado rico em especiarias. Contém canela, cravo, gengibre, anis estrelado e Cardamomo. Esses temperos são torrados, fervidos (chá de especiarias), coados em pano e depois misturados ao chá preto ao leite.

Tentamos encontrar esse chá no livro "Arqueologias Culinárias da Índia" de Fernando de Camargo-Mouro. Apenas encontramos o Haichi Cha ou Haichi Chai (Chá de Cardamomo) na página 23. Mas não tentamos prepara-lo.

Todos que estudaram na escola as Grandes Navegações portuguesas sabe que a Índia é a terra das especiarias. Especialmente a Pimenta do Reino, o cravo...

Ela foi até a cozinha e me trouxe sementes inteiras de Cardamomo para eu conhecer e me mostrou também sua coleção de cascas dessa semente, que ela guardava para o preparo de chás dessas cascas, que possui também funções medicinais: ajuda o intestino, a robustez...

No livro "Guia A-Z de Plantas Condimentos" de Paula Negraes, descobrimos que o Cardamomo é utilizado como condimento para café na Arábia Saudita. Nas mil e uma noites, diz a autora, o Cardamomo é citado como condimento afrodisíaco. Na Índia o cardamomo é chamado de "ellatari" (sementes de "ela", o nome da planta). Na Índia a semente é de uso tradicional em doces.

Aqui eu mordi a semente e fiquei impressionado com a explosão de sensações e de sabores que tive na boca com uma única sementinha. Poderoso o negócio, viu... E pensar que especiarias como essa já chegou a ser comercializado a peso de ouro na Europa...

Mas eu também gostei de conhecer o Chimichurri, tempero argentino.

Depois ouvimos música indiana, ela preparou um bolo, eu fiquei lendo o livro de Joseph Campbell, "O Poder do Mito", que livro magnífico. E ela voltou a me mostrar a banda russa favorita de uma amiga nossa. A banda chama-se Nenasty e a vocalista chama Nenastya.

No comments: