Sunday, December 07, 2008

Dança Indiana - Odissi.

Ontem fui visitar o Rafael Coelho, lá na Vila Sônia. Eu gripado e ele também. Um dos meus melhores amigos. Morou comigo no CRUSP durante três anos. Tempo que ficou marcado pelo convívio Eu, ele, Márcio, Sinki, Tiagão e Alci.

O Sinki, aliás, para minha surpresa não estava sabendo da conjunção de Júpiter e Vênus com a Lua. O Sinki, com apenas 16 anos, já era tesoureiro de um Clube de Astrônomos em Curitiba, um dos caras que mais manja de Astronomia que já conheci. Além da Astronomia, o menino ainda curte Mitologia e se formou em Física.

O Tiagão é outro astrônomo. Se formou também em Física e agora faz mestrado em Astrofísica no Instituto de Astronomia e Geofísica da USP. Recentemente ele esteve num encontro de astrônomos na Índia. Caramba!!! Só agora estou reparando o quão rodeado de astrônomos eu estive ali no CRUSP... Os assuntos entre nós eram tão diversos que isso nem veio à tona. Recentemente o Tiagão me contou que nossos conversas muito o ajudou a refletir a respeito da natureza da Religião.

Ontem na casa do Rafael, fiz questão de mostrar para ele os planetas. Já eram 21h. Vênus já está relativamente adiantada, meio acima de Júpiter e a Lua já forma um quarto-crescente e estava próxima do Meio do Céu naquela hora.

--------


Fonte da Imagem:
http://indiandanceforms.blogspot.com/2007/08/o-d-i-s-s-i.html

Já na sexta-feira, fui com a Mariana e a Lilian numa apresentação de Dança Indiana. Puxa vida... É o tipo da experiência que nos faz agradecer a Deus por existirmos. Sim, sim... Com isso estou querendo dizer que o espetáculo foi LINDO e fiz questão de deixar bem claro à Lilian minha gratidão pelo convite, pela oportunidade de presenciar a beleza da dança de uma cultura de 5000 anos.

Existem sete estilos de dança indiana. A que nós assistimos chama-se Odissi. Selecionei um exemplo de 2 minutos de Odissi nesse video:

http://www.youtube.com/watch?v=jmKCGyn_irs

Cada estilo de dança está associado a diferenças regionais da Índia. Há, por exemplo, teorias de que, no passado, todas essas danças indianas foram antes uma só.

Esse outro video de 5 min, é magnífico:

http://www.youtube.com/watch?v=prQOdTmF8u0&NR=1

Muitas vezes essas danças contam uma história, muitas vezes de cunho religioso ou social.

Esse outro vídeo de 3 min no YouTube nos mostra o quão belo podem ser essas danças indianas quando dançadas coletivamente, entitulado Mahadeva:

http://www.youtube.com/watch?v=h6HClzdVo6A&feature=related

No sítio:

http://www.odissi.com.br

Lemos:

O que conhecemos por dança Odissi nos dias atuais são resquícios da dança realizada pela tradição Mahari, dançarinas dos templos e pela tradição Gotipua, meninos responsáveis pela representação da dança Odissi fora dos templos.



Fonte:
http://odissi-notes.blogspot.com/2008/05/stirring-odissi-gotipua.html

A história desses Gotipua é bastante interessante, porque eram meninos que decidiram dançar numa época em que a dança corria o riscos e, mesmo sendo meninos, decidiram pratica-la para manter a tradição.

Namastê!

No comments: