Wednesday, December 10, 2008

Questão Indígena em Roraima - parte 2.

Segundo a declaração de ministros à Folha, é a primeira vez que o Supremo Tribunal Federal julga uma questão de tamanho potencial polêmico, sendo natural que questões e discussões de ordem mais geral venham à tona (referir-se-ia aqui a questões de outras demarcações de reservas indígenas no Brasil e que o julgamento desse caso se tornará paradigma para o julgamento de outros casos semelhantes, essas questões preocupam muito os dirigentes da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, os quais são favoráveis à "demarcação em faixa contínua" como decisão do STF).

Em decisão parcial, o STF apresentou julgamento favorável a esta expectativa da FUNAI. Jornalista da Globo falou em "comemoração tímida" da parte indígena, confesso que não entendi o que se quis dizer com isso (do ponto de vista político, especialmente). Os índios disseram temer reação violenta dos empresários (arrozeiros) interessados em explorar suas terras ("deles" do meu ponto de vista). Os empresários (que também detém o poder de prefeituras locais) disseram vão reagir através da justiça.

Eis um trecho da matéria do Globo:

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Tuxaua Walter Oliveira, pede que o contigente da Força Nacional permaneça na área. Ele disse que tem receio das consequências da decisão do Supremo [Tribunal Federal].

Publicada em 10/12/2008 às 19h29m por Evandro Éboli.


Quem quiser ler a matéria (curta) original do Globo, o endereço é:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/12/10/votacao_do_stf_comemorada_de_forma_contida_pelos_indios_de_roraima-586941498.asp

-------------------

A Justiça brasileira parece estar vivendo agora uma ótima fase.

São indícios disso, por exemplo, a recente condenação de Dantas e de seu banco Opportunity! Vejam vocês, banqueiro sendo condenado no Brasil... Puta merda!! Isso parece ficção científica (sendo portanto tema desse blog :-). A respeito da condenação de Dantas, o famoso jurista Dalmo Dallari comentou que o julgamento foi sólido e bem embasado e que "Eles tinham tanta certeza da impunidade que deixaram marcas demais".

O banco Opportunity também foi condenado a pagar indenização de R$ 100 mil a Márcia Cunha... ou seja, uma pessoa enfrentou um banco e... venceu!!!

Viva a Justiça Brasileira! Vida longa aos Povos Indígenas!
Vida longa à ciência, sabedoria e à cultura brasileiras!

A respeito da declaração de Dalmo Dallari e Cia...
Tudo isso pode ser lido no Conversa Afiada de Paulo Henrique Amorim:

http://www2.paulohenriqueamorim.com.br/?p=2266

Aliás, esse sítio do Paulo Henrique Amorim, vem me parecendo um dos melhores da Internet, pela independência de seu pensamento, beleza e visão verdadeiramente crítica do Brasil.

No comments: