---------------
Foto acima: O físico alemão Albert Einstein ao lado do poeta indiano Tagore, um foi prêmio Nobel de Física, o outro de Literatura.
---------------
Meu caro amigo, Rafael, durante minha leitura do poeta indiano Rabindranath Tagore, essa passagem me levou nas asas desse pássaro até nossa memória.
.
" Deixa esse rosário de salmos e cânticos e palavras! Quem cuidas tu que estás venerando nesse recôndito solitario e escuro de um templo de portas fechadas? Abre os olhos e vê que não está diante de ti o teu Deus!
Ele está lá onde está o lavrador lavrando a terra dura e onde está quebrando pedras aquele que abre os caminhos. Está com eles ao sol e à chuva, e suas vestes estão cheias de pó. Tira o teu manto religioso e desce tambem como ele para o chão poeirento!
Libertação! Onde encontrar essa libertação? Nosso mestre tomou a si mesmo, cheio de alegria, todos os encargos da criação; ele está ligado a todos nós para sempre.
Sái de tuas meditações e deixa de lado tuas flores e teu incenso! Que mal faz que se esfarrapem e manchem tuas vestes? Procura-o e fica com ele na lida e no suor da tua fronte. "
tradução de Guilherme de Almeida
(acentuação em Português mantida como no texto original)
5a edição, 1950, "o Gintaja'li".
.
Foto: Tagore ao lado de Mahatma Gandhi, dois símbolos da Índia no século XX.
-----------------
"Qualquer pessoa que tenha aprendido na universidade da vida, não duvidará jamais da existência de Deus."
- Vincent Van Gogh -
(cartas a seu irmão Théo, a respeito de sua experiência diante da miséria como pastor pregador a pobres garimpeiros)
Imagem acima: "As Vinhas Enacarnadas" (Red Vineyards of Arles), o único quadro que Vincent Van Gogh conseguiu vender em vida, na dolorosa e desgraçada vida que ele teve.
Não sei se o seu caso que está aqui lendo meu blog... Mas quer fazer alguma coisa antes de morrer? Leia uma pequena biografia desse homem. Por favor, não morra sem fazer isso... E veja porque Pablo Picasso, a respeito dele comentou que o valor de seus quadros está muito mais em sua vida do que em sua técnica.
O quadro acima foi vendido por apenas 400 francos. Hoje, um quadro dele chega facilmente a dezenas de milhões de dólares. Ao contrário de Picasso, Vincent morreu miserável como artista.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment